RESUMO - ACERVOS E DOCUMENTOS MUSICOGRÁFICOS DE ALTINO PIMENTA: FONTES PARA A HISTÓRIA DO ENSINO PROFISSIONAL NA ESCOLA DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Rômulo Mota de Queiroz*

Fernando Lacerda Simões Duarte; Gabriella de Mattos Affonso

*UFPA - E-mail: romulomq@ufpa.br


Altino Salazar Rosauro Pimenta (1921-2003), natural de Belém do Pará, foi compositor, pianista e professor do Serviço de Atividades Musicais da Universidade Federal do Pará (SAM), hoje Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA). Atuou ainda em outros estados brasileiros, tais como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amapá. Com intensa atividade no cenário artístico e educacional, especialmente na formação profissional, deixou parte de seu legado musical registrado em fontes de diferentes tipologias e suportes, depositados em acervos, coleções e arquivos pessoais de intérpretes que hoje contam parte da história da EMUFPA. No presente trabalho, expomos parte do processo de pesquisa com as fontes referentes ao músico que estão sendo tratadas pelo projeto Música em Edição, em desenvolvimento na EMUFPA. Algumas questões têm norteado a pesquisa: qual a situação de recolhimento das fontes? Como difundir o legado musical de Altino Pimenta? Como editar a sua obra? E quais os desdobramentos pedagógicas possíveis a partir dos processos e resultados da pesquisa? Em busca do que Antonio Ezquerro-Esteban denominou patrimônio musical documental, temos empreendido pesquisa bibliográfica e documental in loco na Biblioteca e no Centro de Memória e Documentação da EMUFPA (CEMID) e no Museu da Imagem e do Som do Pará (MIS/SIM/Secult-PA). Importante trabalho de preservação está sendo desenvolvido em parceria com outros projetos institucionais para o tratamento de documentos que registram a contribuição exitosa de Altino Pimenta para a educação profissional. Tomando a classificação de Heloísa Bellotto, temos tratado as fontes recolhidas na EMUFPA como permanentes, cujos instrumentos de pesquisa se encontram em processo de revisão e maior adequação à necessidade dos consulentes do campo da Música. As fontes disponíveis no MIS, por sua vez, têm sido fundamentais para a restauração da obra musicográfica do compositor por meio da edição musical. Isto tem se dado, portanto, com a edição via software específico de notação musical. Tal processo editorial se baseia em diferentes tipologias e métodos apresentados por Carlos Alberto Figueiredo, Georg Feder e James Grier, no campo da Musicologia Histórica. Os resultados parciais apontam para o registro de parte da memória institucional da EMUFPA, mas também da identidade musical local, uma vez que, segundo Joël Candau, memórias fundam e legitimam identidades. Com o prosseguimento do projeto, a obra de Altino Pimenta recolhida a tais acervos deverá se tornar mais amplamente disponível aos estudantes, inclusive por meio da criação de um website específico para esse propósito, reforçando assim seu vínculo com a memória coletiva da produção e das práticas musicais no Pará.


Palavras-chave: Fontes e acervos para a história do ensino de música; Escola de Música da Universidade Federal do Pará; Projeto Música em Edição; Edição musical;


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