RESUMO - “AO CORRER DA PENA”: A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PENSAMENTO DO INTELECTUAL FRANCISCO LINS

Daise Silva dos Santos*

*UERJ - E-mail: daisesilva90@hotmail.com


Compreender o pensamento de Francisco Lins (Ubá/MG, 09/05/1866 - Juiz de Fora/MG, 20/04/1933) quanto à educação profissional é o objetivo deste trabalho. Embora relegado ao esquecimento pela Historiografia da Educação, outrora esse intelectual teve intensa atuação nas letras, no jornalismo e na educação. Teve sua vida marcada pela experiência de viagem à Europa, entre 1911 e 1917, na qual foi comissionado pelo governo mineiro para estudar e visitar instituições primárias e profissionais na França, Alemanha, Suíça, Bélgica e Itália. No Velho Mundo, frequentou a primeira turma do Institut Jean-Jacques Rousseau, fundado por Édouard Claparède, em 1912, e que, nos anos seguintes, se tornaria um grande centro de estudos da infância, atraindo educadores de todo o mundo e contribuindo na difusão das ideias da Escola Nova. Antes dessa experiência, havia publicado uma série de crônicas sobre o título "Ensino Profissional" no Correio de Minas, em 1896, e teceu considerações sobre uma visita uma escola de agronomia de Juiz de Fora, na coluna "Cartas da Roça", do jornal O Pharol, em 1892. Quando retornou de viagem, legitimado enquanto especialista do ensino, escreveu sobre suas propostas de reforma para a educação nacional. Em artigos e crônicas nos periódicos O Paiz (1924), Revista do Ensino de MG (1927) e Minas Geraes (1929-1930) a temática da educação profissional apareceu com mais frequência. Debruço-me nesta investigação sobre essas produções, a fim de entender as ideias que desenvolveu sobre o assunto. Trabalho com a perspectiva de Roger Chartier (1990) de que a compreensão de qualquer texto depende da maneira como chega ao leitor, desse modo, busco entender o uso, a materialidade e a forma como esses textos circularam. Dialogo com os estudos das viagens de pedagógicas, que entre meados do século XIX e início do século XX, foram amplamente utilizadas como estratégia para conhecimento de novas ideias, métodos e modelos (GONDRA e MIGNOT, 2007), e com a historiografia que trata as reformas educativas dos anos 1920 e 1930, de modo a entender o contexto em que o pensamento de Francisco Lins foi elaborado e as possíveis influências recebidas. Noto, a partir da análise, que, em um primeiro momento, seu interesse era tratar o ensino profissional-agrícola, envolvido pelas ideias do movimento ruralista que visava uma formação para o trabalho e desenvolvimento do país considerado "essencialmente agrícola". Posteriormente, inserido no contexto de reformas educativas dos anos 1920, caracterizado por um "entusiasmo pela educação" e "otimismo pedagógico" (NAGLE, 1974) e influenciado pelas ideias escolanovistas, pensa o educação profissional associada ao ensino prático das instituições primárias, visando à identificação de aptidões e orientação profissional. Nessa formulação, os professores teriam um papel fundamental, sendo a formação desses também tematizada pelo intelectual.


Palavras-chave: Viagens Pedagógicas; Escola Nova; Instituto Jean-Jacques Rousseau


Comentários

  1. Você chega a analisar o diálogo de Lins com outros pensadores/intelectuais de seu tempo? Investiga as razões que teriam levado esse intelectual a ser esquecido pela Historiografia da Educação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renato! Esse trabalho é um desdobramento da minha dissertação. Nela eu busquei fazer isso sim. Lancei algumas hipóteses quanto ao esquecimento dele. E também tratei o Francisco Lins em relação aos seus contemporâneos, evidenciando muitas semelhanças no discurso de que a educação brasileira era problemática e carecia de reforma urgente.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA