RESUMO - APRÍGIO GONZAGA E OSCAR WANDERLEY - VISÕES SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL

Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo*

Marlene Fernandes Ribeiro; Olívia Morais de Medeiros Neta

*UFRN - E-mail: laispaulamedeiros@gmail.com


Situado no entrecruzamento dos domínios da História Intelectual e da História da Educação Profissional, este trabalho se propõe a discutir as ideias apresentadas pelos intelectuais da educação Aprígio de Almeida Gonzaga (São Paulo) e Oscar Wanderley (Rio Grande do Norte) a partir da escrita em revistas pedagógicas e conferências educacionais, publicadas na década de 1920. Neste estudo, analisamos três textos dos autores: “Finalidade do Ensino Profissional para homens” (GONZAGA, 1923); “O Slojd e a formação moral dos jovens” (GONZAGA, 1925); e “Da influência da Educação Profissional” (WANDERLEY, 1929), publicados na Revista da Educação de São Paulo e na Revista Pedagogium, respectivamente. Aprígio Gonzaga e Oscar Wanderley foram normalistas, professores e representantes de instituições de educação profissional. Seus textos sobre a temática circularam na impressa pedagógica do Rio Grande do Norte no período da Primeira República. No intuito de compreender a escrita destes intelectuais educadores, investigamos seus lugares de fala e a relação construída entre suas práticas profissionais e a escrita sobre a educação profissional (CERTEAU, 1982). Estes intelectuais, formados inicialmente em Escolas Normais, situam-se em um contexto de criação de instituições educativas com o objetivo de fornecer uma educação profissional para crianças, jovens e adultos (CUNHA, 2000; MANFREDI, 2016). A partir da análise dos textos dos educadores, destacamos as influências da literatura estrangeira, a ênfase no aprender fazendo e no valor do trabalho na construção de cidadãos para um novo Brasil. Apontamos também a circulação das ideias sobre a temática no período investigado. Ressaltamos, por fim, que a História da Educação Profissional no Brasil e, especificamente, no Rio Grande do Norte, se configura como um campo multifacetado e em construção.


Palavras-chave: História da Educação Profissional; Intelectuais; Impressos Pedagógicos.


Comentários

  1. Considerando a circulação de ideias no contexto estudado e o lugar de fala dos sujeitos pesquisados, como as três obras analisadas dialogam entre si?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo7 de setembro de 2020 às 19:19

      Obrigada pelo seu questionamento. Percebemos que as obras dialogam, sobretudo, pela concepção defendida pelos autores da importância da educação direcionada para o trabalho no projeto de uma nação próspera, desenvolvida e moderna.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA