RESUMO - APRÍGIO GONZAGA E OSCAR WANDERLEY - VISÕES SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL
Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo*
Marlene Fernandes Ribeiro; Olívia Morais de Medeiros Neta
*UFRN - E-mail: laispaulamedeiros@gmail.com
Situado no entrecruzamento dos domínios da História Intelectual e da História da Educação Profissional, este trabalho se propõe a discutir as ideias apresentadas pelos intelectuais da educação Aprígio de Almeida Gonzaga (São Paulo) e Oscar Wanderley (Rio Grande do Norte) a partir da escrita em revistas pedagógicas e conferências educacionais, publicadas na década de 1920. Neste estudo, analisamos três textos dos autores: “Finalidade do Ensino Profissional para homens” (GONZAGA, 1923); “O Slojd e a formação moral dos jovens” (GONZAGA, 1925); e “Da influência da Educação Profissional” (WANDERLEY, 1929), publicados na Revista da Educação de São Paulo e na Revista Pedagogium, respectivamente. Aprígio Gonzaga e Oscar Wanderley foram normalistas, professores e representantes de instituições de educação profissional. Seus textos sobre a temática circularam na impressa pedagógica do Rio Grande do Norte no período da Primeira República. No intuito de compreender a escrita destes intelectuais educadores, investigamos seus lugares de fala e a relação construída entre suas práticas profissionais e a escrita sobre a educação profissional (CERTEAU, 1982). Estes intelectuais, formados inicialmente em Escolas Normais, situam-se em um contexto de criação de instituições educativas com o objetivo de fornecer uma educação profissional para crianças, jovens e adultos (CUNHA, 2000; MANFREDI, 2016). A partir da análise dos textos dos educadores, destacamos as influências da literatura estrangeira, a ênfase no aprender fazendo e no valor do trabalho na construção de cidadãos para um novo Brasil. Apontamos também a circulação das ideias sobre a temática no período investigado. Ressaltamos, por fim, que a História da Educação Profissional no Brasil e, especificamente, no Rio Grande do Norte, se configura como um campo multifacetado e em construção.
Palavras-chave: História da Educação Profissional; Intelectuais; Impressos Pedagógicos.
Considerando a circulação de ideias no contexto estudado e o lugar de fala dos sujeitos pesquisados, como as três obras analisadas dialogam entre si?
ResponderExcluirObrigada pelo seu questionamento. Percebemos que as obras dialogam, sobretudo, pela concepção defendida pelos autores da importância da educação direcionada para o trabalho no projeto de uma nação próspera, desenvolvida e moderna.
Excluir