RESUMO - ARQUIVOS, ACERVOS E FONTES PARA A HISTORIOGRAFIA DO SENAC NO BRASIL E NO RN

Joventina Firmina Rodrigues*

José Mateus do Nascimento

*IFRN - E-mail: joventinar@hotmail.com


Este trabalho tem por objetivo evidenciar a importância dos Arquivos, Acervos e Fontes para a Historiografia do Senac no Brasil, especificamente, a história e memória da formação de professores na Educação Profissional oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Norte. Para respaldo de uma pesquisa na abordagem qualitativa, foi realizado um levantamento de impressos publicados pelo Senac, desde a década de 1940, disponíveis no Acervo Técnico do Departamento Nacional, localizado no Rio de Janeiro. O Departamento Nacional – DN foi constituído órgão executivo da Instituição, assim firmado pelo Decreto nº. 61.843, de 5 de dezembro de 1967 que aprova o Regulamento do Senac e dá outras providências, documento este, alterado pelos Decretos nº. 5.728/2006 e nº. 6.633/2008. O arquivo do DN está organizado em três espaços: o primeiro, destinado aos relatórios, planos de ação, material especial (DVDs), material imagético (fotografias, slides e cartazes); o segundo, aos periódicos institucionais e comerciais; e o terceiro com livros não institucionais e livros produzidos pelo Senac (DN e DRs). Os documentos estão em ótimo estado de conservação, condições de guarda e disponíveis para consulta, no presente momento, apenas para o público interno da Instituição mediante solicitação e autorização. Com seus mais de 70 anos de atuação em Educação Profissional, o SENAC tem muita história a ser reconstruída por pesquisadores que tenham acesso a esses acervos e fontes, de modo a (re)fazer outras leituras e interpretações historiográficas. O aporte teórico do historiador Jacques Le Goff (2003) fundamenta as discussões sobre os conceitos de história, memória e fonte. Para esse autor, o passado é uma construção e uma reinterpretação constante, sendo o futuro, parte integrante e significativa da história. Nesse sentido, os arquivos do passado constituem-se fontes vivas de memórias. A análise de cada documento-monumento deve assegurar ao passado uma sobrevivência, ou melhor, uma vida, em coerência com uma postura de preservação da história. Para compor o referido trabalho, selecionamos o seguinte acervo documental: Correio Senac, edições de 1949 a 2010; Boletim Técnico do Senac dos anos de 1970 a 2010 e "in loco", tivemos acesso aos Relatórios do Senac RN de 1948 a 2010. Os principais decretos, leis e portarias que regem a educação profissional no Departamento Nacional do Senac estão disponíveis no site https://www.dn.senac.br/. Este levantamento e identificação de fontes constitui fase essencial para o desenvolvimento de análise categorial dos documentos pertinentes ao tema de trabalho dissertativo.


Palavras-chave: Educação Profissional; História do Senac; Fontes Históricas; Memória da Formação Docente.


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