RESUMO - AS ESCOLAS PROFISSIONAIS E DOMÉSTICAS EM POUSO ALEGRE E BRAZÓPOLIS EM MINAS GERAIS (1917-1930)

Giovane Silva Balbino*

Palloma Victoria Nunes e Silva; Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro

*UNICAMP - E-mail: giovanesilvabalbino15@yahoo.com


A presente pesquisa apresenta o processo de consolidação do modelo republicano no Brasil, em concomitância aos projetos de sociedade pautados na educação que marcaram a Primeira República (1889-1930), tendo este trabalho o intuito de compreender os anseios obductos da implementação de Escolas Profissionais em Pouso Alegre e Brazópolis (cidades situadas no interior de Minas Gerais), buscando elucidar as justificativas para fundação destes estabelecimentos como um projeto social executado. Este trabalho é fruto de pesquisas em andamento no mestrado do programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). No procedimento metodológico foram utilizadas uma Pesquisa Bibliográfica e uma Documental do estudo da Legislação Federal e Mineira referente a Decretos, Leis e Regulamentos, realizando análise comparativa a partir de fontes levantadas das Escolas Profissionais e Doméstica de Brazópolis de Pouso Alegre, na inter-relação de ensino profissional com a disciplina religiosa, juventude e a formação para o trabalho, sendo analisadas seguindo o referencial acima citado. Como lastro teórico foram utilizados autores como Gonçalves (2012), Cunha (2005), Queluz (2000). A pesquisa apresentada decorre a partir das questões: Quais os anseios por detrás da implementação da Escola Doméstica de Brazópolis e Escola Profissional e Doméstica de Pouso Alegre? Qual foi a importância destas para a sociedade que almejava a industrialização? Os resultados parciais apontam que as implementações dessas instituições tiveram colaboração da sociedade civil, das autoridades políticas e religiosas, na pretensão de educar a juventude e produzir mão de obra disciplinada para o desenvolvimento destas cidades. A construção e instalação da Escola Doméstica de Brazópolis teve demasiada importância na formação social e profissional das alunas no município e região de Brazópolis, assim como na cidade de Pouso Alegre, essas instituições educacionais tiveram o papel de disciplinar as classes populares, por meio da moral religiosa e com a preocupação de formar trabalhadores, essas características marcaram todo o processo educacional dessas escolas em ambas as cidades.


Palavras-chave: Instituições Escolares; Educação Profissional; Escola Doméstica; Minas Gerais.


Comentários

  1. Olá, Giovane! Por favor, quais foram os critérios utilizados para a delimitação do recorte temporal estudado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Os critérios utilizados foram o ano da criação da Escola Profissional Delfim Moreira em 1917 em Pouso Alegre/MG. Outro detalhe é pela ano de 1930, que também corresponde ao fim da Primeira República e a fundação da Escola Doméstica Santa Terezinha em Pouso Alegre/MG. A Escola Doméstica de Brazópolis/MG foi criada em 1927.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA