RESUMO - AS ORIGENS DO CEDUP HERMANN HERING: UMA LEITURA ATRAVÉS DOS REGISTROS INTERNOS E IMPRESSOS PRODUZIDOS ENTRE 1973 E 1984

Denise Matiola Todorov (Mestranda ProfEPT - IFC)*

Reginaldo Leandro Plácido

*IFC - E-mail: deni.m.todo@gmail.com


A presente pesquisa busca construir “Uma” história do CEDUP Hermann Hering, atendendo ao objetivo de compreender a história da sua implantação a partir dos impressos e documentos internos produzidos entre  os anos de 1973 e 1984. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental que também contribui para a compreensão da história da Educação Profissional e Tecnológica em Santa Catarina e no Brasil. Localizado na cidade de Blumenau, SC, o CEDUP, Centro de Educação Profissionalizante, pertence à Rede Estadual de Educação e foi criado em 1978, como Centro Interescolar de 2º Grau, através dos acordos MEC/USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional). Os Centros Interescolares foram um projeto nacional cujo objetivo era atender apenas formação técnica de forma complementar, enquanto as disciplinas que compunham a formação geral, eram realizadas em outras escolas. Sua criação pode ser entendida como artifício utilizado para garantir a implantação da profissionalização obrigatória estabelecida pela Lei  Nº 5.692/71, minimizando custos de implantação de cursos técnicos em todas as escolas. A pesquisa ainda em desenvolvimento, contempla referencial teórico que contextualiza a oferta da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e condições locais para criação da escola na cidade, sendo que a análise documental possibilita inserir a história do CEDUP neste processo. Os estudos em Cultura Escolar, direcionam a pesquisa, pois partimos de um pressuposto de que não devemos olhar a história de uma instituição escolar apenas pelo que determinam as leis, como também a história das instituições escolares não se limita às relações com o meio envolvente, (MAGALHÃES, 2007). Tal entendimento também nos permite a construção de uma narrativa a partir da meso-abordagem histórica (MAGALHÃES,  2004, 2007), posicionando a escola entre  as ações macro – legislações,  e as ações micro - ações locais, do município onde a escola foi implantada. A partir da Análise de Conteúdo, fundamentada em Bardin (1977), estabelecemos como categorias iniciais para análise da documentação: Educação Profissional e Tecnológica, Estratégias (legislações que regimentavam a escola) e Táticas (as ações desenvolvidas pela escola que iam além do estabelecido em lei, analisando permanências e rupturas) e Expectativas (o olhar da comunidade expresso nos jornais). Certeau (1988), ao produzir os conceitos de estratégia e tática, orienta igualmente esta análise, no entendimento de que a estratégia é a ação ordenada, institucionalizada, com seu lugar determinado, enquanto a tática, desenvolve-se no momento da oportunidade, no possível, como resposta a algo estabelecido.  A pesquisa, por fim, resultará no desenvolvimento de um produto educacional, caracterizado como uma linha do tempo interativa, revelando e contextualizando as condições que envolveram a criação da escola com a história da oferta da EPT no Brasil e sua evolução ao longo dos anos.


Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; História; Centro Interescolar de 2º Grau; Cultura Escolar.


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