RESUMO - AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

Gislene Miotto Catolino Raymundo*

Tânia Regina Raitz; Verônica Gesser

*IFSC - E-mail: gismiotto@gmail.com


Fazer-se docente é um desafio, especialmente na Educação Profissional Tecnológica (EPT) que conjuga níveis e modalidades de ensino diferenciados, ao mesmo tempo em que permeia o desenvolvimento do perfil do egresso à formação para o mundo do trabalho. O desenvolvimento dessa pesquisa realiza-se no estágio de pós-doutoramento da primeira autora. Desde que entrei na Rede Federal, em 2012, especialmente a partir da minha lotação como docente no Centro de Referência em Formação e EaD do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que tem por missão atuar na formação de gestores e servidores do IFSC e da Rede Federal EPT (PDI 2020-2024/IFSC), deparo-me com um grande desafio nos momentos de formação com os servidores, propor práticas avaliativas que possibilitem para que a aprendizagem dos estudantes extrapole os muros da escola, isto é, colaborem de forma significativa com o processo formativo para o mundo do trabalho. O objetivo dessa pesquisa é estudar sobre as práticas avaliativas e contribuir com a avaliação no processo de ensinar e aprender dos docentes na Educação Profissional técnica de nível médio. Para que seja significativa a contribuição deste estudo, especialmente para os envolvidos com a Educação Profissional de Nível Médio, está sendo elaborada uma busca detalhada na produção científica acerca da temática a ser investigada. Quanto aos procedimentos para a realização deste estudo bibliográfico a metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com pesquisa sobre avaliação do processo ensino e aprendizagem na educação profissional na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da Capes. Também será realizada análise documental sobre as práticas avaliativas nos projetos pedagógicos dos cursos técnicos de nível médio, disponibilizados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC, compreendo o período de 2018 a 2020. A contribuição deste estudo, que se encontra em andamento, é ampliar conhecimentos, estudos, reflexões e apresentar propostas de ação para as questões sobre a avaliação na Educação Profissional, considerando a diversidade do público que esta modalidade de ensino atende. Os Resultados desse estudo serão disponibilizadas no ambiente virtual (plataforma moodle/IFSC).


Palavras-chave: Educação Profissional; Avaliação; Formação.


Comentários

  1. Caras Gislene Miotto, Tânia Regina e Verônica Gesser, muito importante esse olhar para a formação continuada dos docentes.
    Também sou professor da Rede Federal (IFRN) e escuto bastante dos colegas de trabalho que temos que formar os estudantes para o "mercado de trabalho", simplificando e reduzindo os objetivos do nosso fazer docente e dos Institutos Federais.
    Isso também acontece no IFSC?
    Abraços!

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  2. Olá Geraldo, no IFSC temos um Centro de Referência em Formação que tem como objetivo a capacitação dos servidores dos nossos 23 câmpus espalhados nos Estado de Santa Catarina. Em nossas capacitações e também na prática pedagógica que adotamos nos cursos que ofertamos temos como pressupostos que a Educação Profissional Tecnológica deve ser direcionado para o mundo do trabalho. Nos nossos documentos institucionais (PDI, PDI; PPC e outros) também buscamos refletir sobre a importância oferecer um processo formativo que contribua para sua inserção do estudante no mundo do trabalho. É tarefa árdua, pois implica em explicitar essa formação não somente nos documentos institucionais, mas na prática pedagógica de cada docente nos diferentes níveis e modalidades.

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  3. Obrigado pelo retorno, cara Gislene Miotto e parabéns pela pesquisa e pelo trabalho desenvolvido no Centro de Referência em Formação do IFSC!

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