RESUMO - A COMPULSORIEDADE DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE NA MEMÓRIA DE PROFESSORAS DA ETFPA
Jhefene Tayane Gonçalves de Souza*
Natália Conceição Silva Barros Cavalcanti
*IFPA - E-mail: jhefenetayana@gmail.com
O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa mais ampla que versa sobre a trajetória de vida de professoras do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará, que no exercício da docência vivenciaram períodos importantes na história desta instituição e da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, a exemplo da implantação da Lei 5.692/71 e sua revogação pela Lei 7.044/82 (RAMOS, 2014). A investigação tem como contexto histórico etapas significativas na história da EPT, como a Ditadura Civil-Militar e a redemocratização do país. Esse período também abarca a transição da ETFPA para CEFET, que ocorre a partir da concepção do Estado em separar a formação acadêmica e profissional a fim de atender o mercado de trabalho (LIMA FILHO, 2002). Metodologicamente, utilizamos a história oral que envolve uma perspectiva de análise holística na produção do conhecimento, utilizando narrativas que se tornam fontes na elaboração de novos saberes (DELGADO, 2003). Como instrumento metodológico, utilizou-se um roteiro de entrevistas semiestruturadas que abordou a trajetória destas mulheres da infância à vida adulta (ABERTI, 2013). Para fins do presente artigo, nos detemos nos relatos no contexto da LDB 5.692/71 que determinava a compulsoriedade do ensino no segundo grau, onde todas as escolas deveriam ofertar cursos profissionalizantes (CUNHA, 2014). As instituições de educação profissional possuem uma longa trajetória de adequação às transformações político-pedagógicas, ainda que existissem percalços à compulsoriedade do segundo grau, nas escolas técnicas tiveram bons resultados, principalmente por conta do seu vínculo com a educação profissional. Professores colaboradores vinham de diferentes áreas, geralmente das engenharias ou dos próprios cursos técnicos da instituição, eram grupos coordenados pelos professores e professoras já contratados da ETFPA que supervisionavam e direcionavam o trabalho dos colaboradores. Percebemos nas entrevistas como uma política educacional é vivenciada em diferentes contextos, e isto tem grande relevância ao se considerar os/as interlocutores que as significaram, fato que enriquece a análise na história da educação.
Palavras-chave: Educação Profissional; História Oral; Docência.
Olá, Jhefene e Natália! Por favor, quais questões de pesquisa a investigação procura responder?
ResponderExcluirBom, nos interessa perceber as influências sob a identidade docente diante das transformações na EPT, quais as contribuições a História oral de vida de professoras pode oferecer na educação profissional e até que ponto a docência é pressuposta à mulher .
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