RESUMO - DAS ESCOLAS DE APRENDIZES E ARTÍFICES AOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA : UM BREVE DELINEAR HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DESSAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Regina Celly Clemente Silva*
*IFRN - E-mail: reginacaruaru@hotmail.com
O presente estudo foi realizado com o intuito de delinear numa perspectiva histórica a criação e desenvolvimento, das principais instituições de Educação Profissional do país, em seus respectivos contextos. A pesquisa se baseou numa abordagem qualitativa, concebida por meio de um levantamento e revisão de literatura, com precedentes históricos existentes sobre o tema da Educação Profissional no Brasil e seu percurso. Autores como: Gomes(2003); Carvalho (2017); Manfredi (2002); Frigotto (2006, 2012) e tantos outros nortearam o elaborar de nossa pesquisa e o desenvolvimento da escrita. Em nossas conclusões observamos que mediante a conjuntura econômica de cada época, a educação profissional e por consequência as instituições voltadas para essa modalidade de ensino, sempre estiveram a serviço desse processo de crescimento econômico, embora em seu bojo organizacional existam bases para a formação de um trabalhador reflexivo de suas ações no contexto social.
Palavras-chave: História da Educação, História da Educação Profissional, Instituições, Educação.
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