RESUMO - DOCUMENTOS ESCOLARES: UM VALIOSO ARQUIVO PARA A INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO DO MAGISTÉRIO PRIMÁRIO

Gillyane Dantas dos Santos*

*UFRN - E-mail: gillyanedantas@gmail.com


É indiscutível a necessidade de conservação dos documentos escolares para a produção e conservação da história não apenas daquela instituição, mas da história da educação local e, consequentemente, nacional em seus mais diversos vieses. O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre a relevância dos arquivos escolares como meio de possibilidades para a investigação sobre a formação docente.  Os passos metodológicos partiram de um levantamento bibliográfico, necessário para a seleção dos autores importantes para a fundamentação das discussões, tais como: Le Goff (1996), Medeiros (2003), Vidal (2000), Ribeiro (1992), entre outros; foi realizada também uma pesquisa de cunho documental em que contou com o uso de legislações para amparar a discussão sobre arquivos, além disso foi elaborada uma listagem dos documentos escolares indispensáveis para a construção de uma investigação sobre a formação docente em específico do magistério primário. Não raro é relatado pela equipe escolar que os arquivos antigos daquela instituição não existem mais, ora expõem que foram descartados para otimização de espaço, ora uma possível pane no sistema elétrico ocasionou um risco de incêndio no espaço afetando diretamente a conservação desses materiais, ou até mesmo não sabem informar o motivo da inexistências destes. Diversas são as situações que comprometem a conservação de tais documentos para a manutenção do arquivo escolar, sendo um indício demonstrativo da necessidade de um profissional da área arquivística para auxiliar nesse processo.


Palavras-chave: Arquivos Escolares; Formação Docente; História da Educação


Comentários

  1. Os documentos escolares, é uma questão que merece respeito, não só por mostrar a história do ex-aluno, mas por ser a própria história da instituição escolar, mas infelizmente nunca tem espaço apropriado/adequado e nem funcionário responsável por esse setor, e sempre que se precisa procurar um documento antigo, é uma enorme dificuldade, e nem sempre é encontrado ou se encontrado está em péssimas condições.
    Mas, é muito bom ver a reação de um ex-aluno, quando por algum motivo ele precisa de sua documentação antiga, ver a foto, as notas, lembra da professora, dos amigos, das aventuras, a palavra que define é saudades.
    Digo isto, por experiência, já que estou a 23 anos na secretaria de uma escola. Sou do tempo da máquina de datilografia, do mimeografo, da atividade rodada a base do stencil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o seu relato. Os documentos escolares são muito importantes para a identidade histórica sa instituição como espaço de formação, socialização e educabilidades, por isso a importância e necessidade de conservação e preservação de tais fontes.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA