RESUMO - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ENTRELAÇOS HISTÓRICOS DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO

Maria Helena Bezerra da Cunha Diógenes*

Lenina Lopes Soares Silva

*IFRN - E-mail: mhbc.helena@gmail.com


Neste trabalho analisa-se a trajetória histórica da educação profissional em seus entrelaços históricos com a educação a distância (EaD) com o objetivo de levantar e acompanhar, entre tempos e momentos sócio-históricos as tendências que se manifestam na prática das duas modalidades em direção à formação para o trabalho. Adota-se uma metodologia de natureza qualitativa com suporte bibliográfico em autores que trazem em seus estudos a história e as práticas da educação profissional e da educação a distância. Assim, considera-se que a educação profissional é percebida como educação para o trabalho e que está presente no Brasil desde os primórdios quando é registrada a existência dos povos nativos, os indígenas, com a chegada dos portugueses, sendo caracterizada pela transferência de conhecimentos e práticas educativas voltadas às necessidades do cotidiano social. Observa-se que essa educação dentro da tribo ocorria mediante observação e participação direta dos afazeres diários como a caça, a pesca, o plantio e a confecção de objetos na prática coletiva. Essa avança para a educação necessária à colonização portuguesa   com a agroindústria açucareira como base da economia que utilizava o sistema escravocrata de produção (índios nativos e negros trazidos do continente africano), com poucos trabalhadores livres em posições de mando, cuja prática necessitava de maior qualificação técnica. O trabalho para os ofícios do engenho era desenvolvido na prática no próprio engenho, sem regulamentação ou atribuições para os aprendizes, esses, além de crianças e jovens, eram pessoas com interesse e disposição em termos técnicos e sociais para aprender o ofício como trabalho para sua subsistência. Com a expansão da agroindústria geraram-se núcleos urbanos, com atividades comerciais e de serviços, agregadas às burocracias do Estado. Já a EaD foi constituída no Brasil como uma forma de ensino intimamente vinculada à educação profissional no sentido de que seus primórdios remontam ao início do século XX, com cursos de datilografia por correspondência, anos mais tarde, escolas internacionais se instalaram no país e promoveram cursos via correspondência com material didático enviado pelos Correios. Já na década de 1920, o meio utilizado era o rádio, e em 1960, o Movimento de Educação de Base (MEB), em uma parceria da Igreja Católica com o Governo Federal, desenvolveu um programa de alfabetização de adultos por meio do rádio educativo, não vinculado diretamente à educação profissional. Em síntese, foi por esse percurso que caminhou a EaD entrelaçada à educação para o trabalho no Brasil até 1970, e com a popularização da televisão, os telecursos, até hoje disponíveis seja na programação da televisão, seja em canais em sites com vídeos online com uso da internet continuam a ofertar diferentes cursos de educação profissional.


Palavras-chave: História da Educação; Educação Profissional; Educação a Distância; Educação e Trabalho


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA