RESUMO - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O CAPITAL: O CASO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEPS) DO ESTADO DO CEARÁ
Joice Mara Cesar Bizerro*
*URCA - E-mail: joiccemara.cs@gmail.com
O objetivo dessa comunicação é elucidar como o grande capital, materializado nas políticas neoliberais, se apropria da educação para defenderem, transmitir e perpetuar a sua hegemonia. A educação nessa conjuntura é entendida como uma atividade mercadológica, um produto a ser oferecido a sociedades não como direito, mas como um serviço aos consumidores. Esse produto é a resposta para os problemas existentes na sociedade capitalista, a exemplo do desemprego e da pobreza. Para verificar essa apropriação, esse estudo desenvolveu uma investigação bibliográfica e documental da educação profissional no estado do Ceará, mais especificamente a partir da criação das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), que surgiram em 2008, no governo Cid Gomes pela Lei Estadual nº 14.273/2008. As EEEPs estão em consonância com a política federal do Programa Brasil Profissionalizado instituído pelo decreto nº 6.302/2007, que tem como fomento a integração do ensino médio à educação profissional nos estados, materializando no decreto Federal nº 5.154/2004 que dispõe sobre a integração do ensino médio. Constatamos que o modelo de gestão dessas escolas profissionais desenvolvem o que Frigotto (2011, p. 248) chama da utilização dos “métodos do mercado” na escola. Onde a perspectiva mercadológica se manifesta em pelo menos dois aspectos centrais: (1) no modelo de gestão adotado nessas escolas, denominada de Tecnologia Empresarial Socioeducacional (TESE), desenvolvidas com base na Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO); e (2) na parceria entre o público e o privado, materializado nos materiais de ensino das disciplinas de cunho diversificado (Projeto de Vida e Mundo do Trabalho), elaborado pelo Instituto Aliança. Assim, em sintonia com as demandas internacionais decorrentes das políticas neoliberais, as EEEPs corroboram para a consolidação da ideia de que uma educação de qualidade deve está ligada a qualificação do futuro trabalhador, onde a formação de mão-de-obra é o caminho para atender às exigências do mercado de trabalho. E sobretudo, que esse caminho está na EEEPs.
Palavras-chave: Educação Profissional; EEEPs; TESE.
Olá, Joice Mara! Por favor, quais questões de pesquisa a sua investigação procura responder?
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