RESUMO - A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DO ASSISTENCIALISMO À PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Kardenia Almeida Moreira*
*IFRN - E-mail: kardeniapcp@gmail.com
O presente trabalho expõe dados de uma pesquisa destinada a analisar o delineamento histórico da Educação Profissional no Brasil, descrevendo o processo de transição de sua finalidade educativa que partiu da racionalidade técnica até a formação humana integral. Para tanto, esta investigação, de abordagem qualitativa, teve como percurso metodológico a pesquisa documental a partir da análise de leis e decretos que regulamentaram a Educação Profissional no Brasil, dentre outros e de um levantamento bibliográfico de autores que discutem a temática, tais como Manfredi (2002), Cunha (2002), Frigotto (2005), Kuenzer (2007), Caires e Oliveira (2016) e Ciavatta et al (2019). O estudo constatou que a Educação Profissional no Brasil em sua gênese estava pautada numa vertente assistencialista, cuja finalidade da formação limitava-se a conformação dos sujeitos ao aprender a fazer, num determinismo pragmático. Entretanto, em seu delineamento histórico, percebemos que foi concebida uma nova compreensão acerca da relação trabalho-educação. Esta nova vertente, baseada na politecnia e na formação integrada, destina sua finalidade educativa na formação do sujeito-cidadão que não domina apenas a técnica, mas que se apropria dos conhecimentos de modo que compreenda globalmente o processo produtivo no mundo do trabalho.
Palavras-chave: Educação Profissional; Delineamento Histórico; Finalidade Educativa.
Há que se considerar que o governo de Lula constituiu um importante marco histórico ou divisor de águas entre a concepção de educação dual (uma para as elites e outra para os filhos dos trabalhadores) e a concepção de educação integral. Quando analisarmos a questão do trabalho como princípio educativo, presente na proposta do Ensino Médio Técnico Integrado, estruturada no governo Lula por meio do Decreto 5.154/2004, observa-se a disposição naquela conjuntura de implementar tanto a noção do “trabalho como princípio educativo”, como também os princípios de “politecnia” e de “escola unitária” na experiência de implantação da formação integral na EPT. Dessa forma, com base nesses três princípios foi desenvolvida a noção do modelo de Ensino Médio Integrado, cuja base conceitual se contrapõe ao modelo de ensino concomitante e diverge do modelo das competências, implantado no governo anterior de FHC.
ResponderExcluir