RESUMO - A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DESENVOLVIDA NO IFRN CAMPUS NATAL ZONA NORTE A PARTIR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS -PROEJA

Marilson Donizetti Silvino*

Edneide da Conceicao Bezerra

*IFRN - E-mail: marilson.silvino@ifrn.edu.br


A educação profissional é desenvolvida em diversas modalidades de ensino, e uma delas é a Educação de Jovens e Adultos, a qual é nesta pesquisa o objeto de estudo em questão, especificamente, a oferta do Curso Técnico de Nível Médio na modalidade EJA ministrado pelo Campus Natal Zona Norte do IFRN. Campus este que está em funcionamento desde o ano de 2007 na região norte da cidade de Natal. Com um índice de aproveitamento de 31,54%, esta oferta nesta unidade já contemplou 596 matrículas das 1007 realizadas nesta modalidade de ensino no Campus. E este trabalho ao pesquisar e analisar todo o contexto deste campus em questão objetivou investigar os resultados da educação profissional no ensino de jovens e adultos do curso de comércio no Campus Natal Zona Norte do IFRN, o qual foi realizado a partir de uma pesquisa descritiva e exploratória. Sendo realizada e comprovando o sucesso e evolução da oferta, porém apontando algumas necessidades de melhoria e aprimoramento para alcançar uma diminuição nos índices de evasão, abandono e cancelamento de matrículas de discentes. Além disso foi possível confirmar que esta unidade da Instituição que se caracterizou como objeto de estudo realiza um bom trabalho de uma forma em geral, mantendo bons índices de aproveitamento, que giram na mesma média de toda a Instituição em si. Concluindo ser a mesma uma experiência de sucesso na Educação Profissional integrada ao ensino de Jovens e Adultos.


Palavras-chave: Ensino de Jovens e Adultos; Técnico em Comércio, Natal Zona Norte; IFRN.


Comentários

  1. Este artigo foi um relato a cerca das experiências desenvolvidas na prática docente observada e realizada pelo professor Marilson Donizetti Silvino, autor deste trabalho, e que se coloca a disposição para integração e retorno das duvidas e posicionamentos aos questionamentos referente a esta temática, da efetivação da educação profissional, a partir da execução de práticas de EJA.

    ResponderExcluir
  2. Caros Marilson e Edineide, eu já ministrei aulas em turmas de EJA (Edificações), IFRN/Mossoró, e a evasão dos estudantes é alarmante.
    Vocês podem socializar que medidas são tomadas no Campus Zona Norte para tentar conter essa evasão? Já conseguiram detectar as principais razões dos abandonos?
    Agradecerei o retorno, pois, quem sabe, experienciando juntos poderemos fortalecer essa modalidade de ensino.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA