RESUMO - ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PERMANÊNCIA DO HISTÓRICO DUAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA OU O HORIZONTE DA ESCOLA UNITÁRIA?
Claudia Maria Bezerra da Silva*
*UFPE - E-mail: claudiambe27@gmail.com
O presente estudo tem como finalidade analisar a formação no Ensino Médio Integrado, discutindo-a na perspectiva da escola unitária que concebe a formação humana em sua totalidade. O foco dessa discussão está no Ensino Médio Integrado como possibilidade de diminuir a dualidade histórica brasileira que amplia o fosso educacional entre a classe favorecida economicamente e a classe trabalhadora. Para os procedimentos de pesquisa foram realizadas a revisão da literatura e a análise de documentos. O referencial para fundamentar as discussões está pautado em estudiosos que se dedicam à investigação e produção teórica relacionada à Educação Profissional, Ensino Médio Integrado e escola unitária, como: Ciavatta (2014), Saviani (2007), Gramsci (2001), entre outros. Em relação à análise de documentos, o levantamento do material ocorreu tendo como fontes os oficiais do Governo Federal relacionados à temática, entre eles a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9.394/1996 e o Decreto nº 5.154/2004, que puderam auxiliar na historicização e compreensão da educação no Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários com professores e pedagogos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco/Campus Recife. A análise e interpretação dos dados basearam-se nos princípios da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os achados da pesquisa sugerem que coexistem entendimentos que apontam para uma formação para o mercado de trabalho e para uma formação propedêutica, o que denuncia uma compreensão parcial ou inexistente dos princípios histórico, filosófico, pedagógico e político do Ensino Médio Integrado. Seria como se, ao compreender a proposta de Ensino Médio Integrado, os sujeitos utilizassem erroneamente como referência a concepção de composição curricular por justaposição do ensino médio com a habilitação profissional, causando preocupação sobre como está sendo encaminhada a prática docente e pedagógica dos participantes na Instituição. Os esforços em garantir o Ensino Médio Integrado na legislação brasileira e nos Institutos Federais são valorizados, mas ainda há muito a ser feito no sentido de romper com a fragmentação na formação, garantindo, de fato, uma formação integrada e integral.
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado; Escola Unitária; Educação Profissional e Tecnológica.
Comentários
Postar um comentário