RESUMO - ENTRE LINHAS DE PESQUISAS, ESCRITAS DE REVISTAS E PÁGINAS DE DISSERTAÇÃO: TRAJETÓRIA INTELECTUAL DA PROFESSORA MARIA DA CONCEIÇÃO SOUSA DE CARVALHO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (1974-1995)
Raimundo Nonato de Sousa Neto*
*UFPI - E-mail: nettosousa08@gmail.com
O horizonte deste estudo são os indícios e vestígios presentes em fontes documentais e bibliográficas relacionados à história e memória da trajetória intelectual da Professora Maria da Conceição Sousa de Carvalho no âmbito do Departamento de Métodos e técnicas de Ensino (DMTE) do Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no período temporal de 1974 a 1995. Período este compreendido inicialmente por sua entrada na instituição de ensino universitário como professora até o momento de sua aposentadoria. O objetivo do presente texto consiste em cotejar e discutir a produção intelectual junto à UFPI, realizada pela Professora Conceição Carvalho – dissertação de mestrado, editoriais e artigos publicados na Revista Educação e Compromisso, e na Revista Linguagens, Educação e Sociedade –, mediante levantamento de fontes documentais e bibliográficas. Com base nessas fontes documentais e bibliográficas busca-se responder a seguinte indagação: Qual foi a produção intelectual da Professora Maria da Conceição Sousa de Carvalho quando docente da UFPI? Nesse estudo, na perspectiva metodológica, utilizaram-se as ideias sobre as análises documentais, conforme LE GOFF (1984, 2003), RICOEUR (2007) e SILVA (2009), além da discussão bibliográfica sobre intelectuais com base nas ideias de MIGNOT (2002) e VENANCIO (2016). A pesquisa documental ocorreu por meio da procura de fontes pertencentes ao acervo pessoal da docente e no arquivo institucional da direção do CCE, os quais permitiram rememorar determinados aspectos da trajetória produtiva intelectual vivenciada pela Professora Conceição Carvalho na UFPI. Logo assim, como resultado do estudo destaca-se o fato de que a Professora Conceição Carvalho foi produtora intelectual e procurava voltar seu olhar científico de pesquisadora para a própria instituição onde atuava, estimulando e desenvolvendo pesquisas e estudos que, de alguma forma, contribuíram para as questões vivenciadas no cotidiano universitário e podem ser fontes importantes, pois mostram dados sobre determinadas problemáticas voltadas para a UFPI. Portanto, faz-se salutar o resgate da história e memória atrelada à trajetória da produção intelectual desenvolvida pela Professora Conceição Carvalho no DMTE, no CCE e na UFPI.
Palavras-chave: Conceição Carvalho. Intelectual. Professora. CCE. UFPI.
Boa tarde!
ResponderExcluirTudo bem, Raimundo?
A partir das fontes analisadas em torno da produção intelectual da profª Maria da Conceição Sousa de Carvalho, quais são as problemáticas evidenciadas no âmbito da UFPI? Quais as categorias analisadas nesta pesquisa? E quais os tipos de fontes históricas pesquisadas no acervo pessoal da professora e institucional?
Bom dia, Karoline Louise! Tudo ótimo!
ExcluirCom base nas fontes documentais analisadas na pesquisa, ficou evidente que a Professora Conceição Carvalho, em sua produção intelectual versava sobre várias temáticas para o seu prórprio ambiente de trabalho como: a eficácia do ensino universitário desenvolvido na UFPI, elevando em consideração a opinião dos alunos de alguns cursos da instituição; a relação existente entre ensino, pesquisa e extensão universitária; a interdisciplinaridade no ensino universitário, tendo em vista a educação em perspectiva interdisciplinar. Como categorias tivemos o seguinte ponto de partida, que são as produções intelectuais da Professora Conceição Carvalho, relacionadas ao seu percurso docente na UFPI, assim categorizei em três categorias, que são: as produções na Revista Educação e Compromisso; a produção na Revista Linguagem, Educação e Sociedade; Dissertação de Mestrado intitulada "Eficácia do ensino universitário: um estudo da opinião de alunos". Foram pesquisadas diversas fontes documentais como: os volumes originais impressos das Revista Educação e Compromisso e Revista Linguagem Educação e Sociedade, o original da Dissertação de Mestrado, um relatório de produção científica encaminhado pela direção do Centro de Ciências da Educação à Reitoria da UFPI e algumas fontes iconográficas. Obrigado por sua pergunta.
Att, Raimundo Nonato de Sousa Neto.