RESUMO - ENTRE PERCALÇOS E ACERTOS: A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO DO IFRN

Gilmara Catarine Dantas Costa*

Suély Gleide Pereira de Souza

*IFRN - E-mail: gilmaracatarine@hotmail.com


Este trabalho tem como objetivo apresentar as relações existentes entre as principais tendências e concepções históricas da arte-educação no Brasil com o currículo de arte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio das Propostas de Trabalho para as Disciplinas do Ensino Médio (PTDEM), tendo como recorte as Artes Visuais. Inicialmente, discute-se o status da arte e do artista, assim como a ligação da arte com os trabalhos braçais e as oficinas de artífice, tendo em vista que estas oficinas são um importante marco para a educação profissional no Brasil. Para a construção deste artigo, tomou-se como base o método histórico, fazendo-se necessária a contemplação do PTDEM de Arte do IFRN e a comparação com os “eventos” que conceberam o ensino de Arte na educação brasileira, com o intuito de obter informações que viessem a fomentar uma reflexão sobre o lugar que a Arte têm ocupado na Educação Profissional, nessa instituição de ensino. Ao término das pesquisas constatou-se a difícil consolidação da Arte como disciplina no ensino técnico do IFRN, que passou pelo status de curso de desenho para auxiliar na formação técnica de algumas profissões, concepção liberal, até ser inserida como componente curricular com ênfase na própria arte, essencialismo.


Palavras-chave: Artes Visuais; Educação Profissional; PTDEM; Ensino de Arte.


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