RESUMO - A ESCOLA DOMÉSTICA DE BRAZÓPOLIS: ABORDAGENS SOBRE O CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO FEMININA NAS MONTANHAS MINEIRAS (1927-1965)

 Palloma Victoria Nunes e Silva*

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro

*UFU - E-mail: pallomavictoria@live.com


O objetivo desta pesquisa foi compreender a expansão do currículo e a formação da primeira instituição de ensino doméstico para moças no sul de Minas Gerais. O recorte temporal escolhido corresponde ao período de 1927, data de criação da escola até o ano de 1965, último ano de funcionamento da instituição. No procedimento metodológico procurou analisar dialeticamente o contexto local, estadual e nacional a respeito do ensino profissional doméstico. As fontes de estudo incluem legislação educacional, anuário de ensino, atas da instituição e a imprensa. A análise dessas fontes seguiu o referencial teórico apresentado na inter-relação de ensino profissional, educação feminina e juventude. Como lastro teórico foram utilizados autores referência em História da Educação, Educação Feminina e Ensino Profissional, produzidas por pesquisadores, tais como: Ribeiro, Araújo e Silva (2017), Ribeiro (2017), Medeiros Neta (2016), Cunha (2000), Reis e Martinez (2012), Gonçalves (2012) e Rodrigues (2007). A pesquisa apresentada decorre a partir da questão: Quais as influências do currículo na formação das alunas da Escola Doméstica de Brazópolis? A premissa é que esse ensino se alinhou a uma classe média alta, porém com vagas custeadas pelo município e Estado para alunas menos afortunadas — que desenvolveram tardiamente um ofício, pois as obrigações no lar se impunham e as oportunidades profissionais se destinavam a priori ao trabalhador masculino. O estudo faz parte de um projeto de pesquisa mais amplo: “Educação, pobreza, política e marginalização: formação da força de trabalho na nova capital de Minas Gerais”, 1909–27, aprovado pela FAPEMIG e CNPq. Esse texto corresponde a resultados obtidos a partir do trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente, a dissertação em andamento está sendo fomentada pela CAPES. As constatações da pesquisa apontam que o currículo da instituição foi pensado a partir dos currículos europeus, que se fundamentavam na ideia da educação da mulher como possibilidade de mudança social a partir do lar. Pressupõe-se que as mulheres não ocupavam cargos no mercado de trabalho, estando sua atuação atrelada às tarefas domésticas e posteriormente tomando espaços sociais conseguindo visibilidade social. Os resultados da pesquisa apontam que a Escola Doméstica de Brazópolis abrangia em seu currículo importantes competências para ensino de tarefas domésticas e matérias técnicas destinadas para aprimoramento moral e religioso das alunas. Concluímos que por meio das práticas desenvolvidas, a instituição foi de exímia importância para o progresso da mulher mineira na sociedade, propiciando espaços sociais, estabelecendo os valores do seu intelecto. Percebe-se a modificação da estrutura curricular na linha temporal de funcionamento da escola, com a inclusão de matérias científicas e a formação para o curso Normal possibilitando uma conjuntura favorável para progresso econômico da cidade e região.


Palavras-chave: Instituições Escolares; Educação feminina; Escola Profissional Doméstica


Comentários

  1. As nossas pesquisas dialogam muito uma com a outra já que estou pesquisando sobre a Escola Doméstica de Natal. É interessante como existiam outras escolas domésticas no Brasil que eu mal conhecia, além da mineira, tinha em Cuiabá também. Só esses eventos para aproximar-nos de tão longe.

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