RESUMO - ESCOLA NORMAL: UM OLHAR DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE
Gabriel Duarte da Fonseca*
Maria Augusta Martiarena de Oliveira
*IFRS - E-mail: gabrieldfonseca@hotmail.com
O estudo parte do recorte da fundamentação teórica delineada na pesquisa de dissertação de mestrado, sobre uma instituição formadora de professores para educação básica, localizada no município de Viamão, intitulada “A preservação da memória e da história do Curso Normal no I.E.E. Isabel de Espanha”, justificando o estudo relacionando a formação docente na perspectiva da dubiedade, como espaço de Educação Profissional e Tecnológica, considerando que a oferta do curso abrange sujeitos concluintes do ensino fundamental, aptos a cursar o Ensino Médio Normal. Objetivo da pesquisa é elucidar a formação docente para atuação na educação básica, ofertada na escola normal, considerando como espaço de formação profissional, constituindo uma formação para o trabalho, considerando os múltiplos saberes necessários para atuação profissional e seus diversos espaços de atuação. A metodologia proposta é uma pesquisa documental, revisão bibliográfica da história da escola normal no estado do Rio Grande do sul, fazendo uso da análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Os resultados esperados são compreender está relação da dubiedade do espaço da formação docente como espaço de formação profissional no alicerce da formação para o trabalho, considerando que a presente pesquisa contribuirá para os estudos do projeto de mestrado, os resultados são parciais, em vista que a pesquisa está em andamento.
Palavras-chave: Escola Normal; Formação docente; Formação profissional
ResponderExcluirCaros Gabriel Duarte e Maria Augusta, considerei interessante a articulação realizada entre a pesquisa e uma experiência prática existente sobre o tema.
Gostaria de entender melhor o significado do conceito de "perspectiva de dubiedade" e a relação deste com a pesquisa.
Abraços!
Caros Gabriel Duarte e Maria Augusta, agradeço a resposta na sala do GT 01!
ExcluirPrezados autores! Também desejo compreender essa perspectiva da dubiedade citada por vocês...
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