RESUMO - A ESER NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO NO RIO GRANDE DO NORTE
Jane Cleide Soares Belo*
Carlos Alexandre Medeiros
*UFRN - E-mail: jane.soares_@hotmail.com
Procuramos neste trabalhar analisar a formação dos professores de Ensino Religioso (ER), no contexto do Estado do Rio Grande do Norte (RN) a partir da Escola Superior de Ensino Religioso – ESER. Nosso objetivo é entender os processos formativos dos docentes da área antecedentes a criação do Curso de Ciências da Religião – UERN. Metodologicamente recorremos aos textos de Benevides (2009, 2017, 2019), Oliveira (2012) e Silva (2014, 2016, 2017) que investigam a temática no Estado. As análises apontam que por volta dos anos de 1970, foi criada a Comissão de Ensino Religioso do RN – CER-RN, coordenada inicialmente pelo Padre Lucas Batista, e a partir de 1973, contou com a ajuda da professora da rede pública estadual chamada Maria Augusta. Os projetos formativos organizados por ambos foram instituídos inicialmente no ITEPAN (Instituto de Teologia Pastoral de Natal) com sede em Natal e tinha o objetivo de capacitar docentes para ministrar aulas de Ensino Religioso. Embora a sede fosse em Natal, os profissionais se encarregavam de mediarem as formações pelo RN, principalmente nas principais NUREPs da época, sendo essas Natal, Mossoró e Caicó. A intenção da equipe era fazer com que as aulas de ER não consistissem mais na catequese, mas que atendesse outras concepções religiosas. Contudo, o contexto da educação no período da ditadura militar corroborava com um modelo de ensino mais fechado, não respeitando as diversas denominações religiosas, a laicidade do Estado, nem a ética do ensino. Nesse contexto, as formações expandiram abundantemente e os coordenadores do ER criaram em 1977 a ESER com base na necessidade de uma instituição para fortalecer a formação dos docentes de ER do Estado, tornando-se um marco para estruturação mais sistemática do ER, apesar de ainda enxergarmos uma relação de proselitismo em diversas ações. O curso tinha a incumbência de treinar os professores que já atuavam na escola da rede estadual como docentes de ER, porém, posteriormente foi possível o ingresso de outras pessoas que quisessem se formar, por meio de uma prova realizada com os candidatos. A CER-RN se empenhou por anos em agregar a ESER a uma formação superior, porém, não conseguiu. As conclusões apontam que a ESER se constituiu como a principal instituição de formação de professores de ER do RN de 1977 até 2000, produzindo materiais didáticos para a área, assim como, ações formativas mais sistemáticas em relação ao discurso do pluralismo religiosos proveniente do ecumenismo da época, tendo maior destaque para o cristianismo católico.
Palavras-chave: Formação docente; ESER; Ensino Religioso; ITEPAN; Rio Grande do Norte.
Olá, Jane Cleide! Por favor, quais questões de pesquisa a investigação procura responder?
ResponderExcluirOlá, Francisco. Nossa pesquisa tem como problemática, analisar como davam-se as formações docentes as quais ocorriam pela Escola Superior de Ensino Religioso (ESER) que antecederam a criação do curso de Ciências da Religião na Universidade do estado do Rio Grande do Norte e se estavam de acordo com a laicidade do estado e a ética do ensino.
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