RESUMO - FERNANDO DE AZEVEDO E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: AS INTERFACES COM O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Breno Pereira Machado*
*UEPG - E-mail: brennopereira94@hotmail.com
Este estudo tem por objetivo analisar a história da educação profissional a partir de Fernando de Azevedo na primeira metade do século XX, momento em que o intelectual defendeu e projetou a necessidade uma educação profissional no intuito de contribuir com processo de modernização nacional. Dessa forma, questionou-se: qual o papel das escolas públicas profissionais na história da educação brasileira? Quais os sentidos atribuídos por Azevedo em relação à educação profissional no Brasil? As fontes para o estudo se constituem, especialmente, no discurso pronunciado por Fernando de Azevedo intitulado: As bases e diretrizes da reforma (1927) e a conferência Educação profissional e a Reforma (1931), organizados na obra Novos caminhos e novos fins (1958) e o próprio Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Para tanto, adotou-se a História dos conceitos (Begriffsgeschichte), do historiador Reinhart Koselleck, para compreender a historicidade e os sentidos da educação profissional para o intelectual na reforma promovida no Distrito Federal (1927-1931). Dessa forma, percebeu-se que houve intensa necessidade de mão obra especializada e sintonizada ao trabalho industrial durante o período republico, pois apregoava-se a necessidade da disseminação de novos princípios, técnicas, habilidades profissionais que conduzissem o desenvolvimento nacional. Assim, a Reforma Educacional promovida por Azevedo no Distrito Federal (1927-1931), atrelada aos princípios da Escola Nova, buscou incluir após a conclusão do ensino primário a escolha de cursos profissionalizantes para o refinamento e preparo juvenil, tendo em vista o seu exercício profissional dos estudantes, em acordo com as suas habilidades vocacionais. Apesar da defesa da atentava para a importância da profissionalização, mas que priorizasse a formação integral humana, ou seja, o aprimoramento dos sentidos e ao que daria sentido e valor à vida humana, bem como a própria criação e sensibilização artística dos estudantes. Ressalte-se, que a formação de professores teve expressiva relevância ao advogar a importância da qualificação docente para o ensino nas escolas públicas, atentando a importância do constante processo de formação profissional dos docentes a partir de cursos de extensão, aperfeiçoamento profissional e, também, a partir da pesquisa científica e desinteressada a fim de contribuir com a rota de desenvolvimento e modernização nacional que se almejou no contexto internacional e brasileiro do século XX.
Palavras-chave: História da Educação Profissional; Fernando de Azevedo; Ensino; Formação de professores.
Como intelectuais como Fernando de Azevedo se associaram às redes de poder e sociabilidade em suas épocas? De que maneira esses redes influenciaram o pensamento desses intelectuais, com destaque, claro, para o sujeito pesquisado?
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