RESUMO - FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: IMPORTÂNCIA DO PROCESSO FORMATIVO À LUZ DOS DOCENTES

 Claudia Maria Bezerra da Silva*

*UFPE - E-mail: claudiambe27@gmail.com


Este artigo apresenta um estudo que teve como finalidade analisar as concepções e a importância da formação continuada para o trabalho do professor do Ensino Médio Integrado. Desenvolveu-se o tema por meio da revisão da literatura e análise de documentos e, como instrumentos de pesquisa, foram aplicados questionários com professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco/Campus Recife. O referencial utilizado para fundamentar as discussões pauta-se em estudiosos que se dedicam à investigação e produção teórica relacionada à formação continuada do professor e sobre a Educação Profissional, como: Moura (2013, 2014), Ramos (2008, 2017), Machado (2008), Nóvoa (2002), Imbernón (2011), Candau (2001), entre outros. A análise e interpretação dos dados basearam-se nos princípios da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os achados da pesquisa sugerem que os professores reconhecem a formação continuada como importante para o trabalho docente, tendo em vista que permite a atualização dos conhecimentos, a melhoria da prática e um espaço para socialização de experiências. Conclui-se que a formação continuada dos professores é necessária para que o Ensino Médio Integrado possa resultar em uma formação do aluno que atenda, de fato, aos princípios da formação humana integral. Para isso, o processo formativo demanda a necessidade de promover novos estudos e ressignificações, ser mediado pela prática em sala de aula e envolver de forma complementar as seguintes dimensões: os princípios do Ensino Médio Integrado e a relação com o mundo do trabalho; a formação na área dos conhecimentos específicos para o domínio do conteúdo a ser ministrado; e a formação didático-político-pedagógica necessária para a prática docente em sala de aula.


Palavras-chave: Formação Continuada do Professor; Ensino Médio Integrado; Educação Profissional e Tecnológica.


Comentários

  1. Parabenizo pelo trabalho! Foi possível observar se a formação continuada acontecia de forma consistente, relacionada com o cotidiano do trabalho ou feita de forma duvidosa? Quais são os desafios apontados pelos professores para continuar seu desenvolvimento profissional? Caio Corrêa Derossi

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Obrigada, Caio! Na pesquisa, os dados apontaram que a formação continuada no Campus se limita, basicamente, a reuniões e palestras no início do semestre. Então, a solicitação dos professores que ficou bastante evidente foi a de momentos sistemáticos de formação na área específica de atuação.

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  2. Olá Claudia, parabéns pela pesquisa! Em sua pesquisa você registra que há a "necessidade de promover novos estudos relativos a formação didático-político-pedagógica. Pode relatar especificamente quais seriam (planejamento, avaliação, estratégia de ensino....).

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    1. Obrigada, Gislene! Os dados apontaram a necessidade de a formação continuada envolver estudos e ressignificações que contemplem as dimensões: princípios do EMI, conhecimentos específicos na área de atuação do professor e conhecimentos didático-político-pedagógicos. Então, esse último, contemplaria diretamente e de forma intensa a necessidade dos professores bacharéis e tecnólogos que não tiveram a formação na licenciatura, caminhando exatamente para as questões ligadas ao processo de ensino e de aprendizagem.

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