RESUMO - A FORMAÇÃO DO BAILARINO EM DANÇA CLÁSSICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DA ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UFPA

Rosana Lobo Rosário*

Eleonora Ferreira Leal; Glaíse Nazaré Ramos Bastos Rodrigues

*UFPA - E-mail: rosanaloborosario@hotmail.com


A formação do bailarino ocorre muitas vezes nas escolas de danças, compreendidas aqui, não como um estabelecimento físico, mas como a forma de ensinar a técnica da dança, a qual foi desenvolvida como resultado histórico de um trabalho coletivo realizado por professores, bailarinos e coreógrafos, que em diferentes épocas e países sistematizaram e codificaram o ensino das técnicas de danças (ROSÁRIO, 2018). No entanto, percebe-se que no Brasil, a identidade dos bailarinos brasileiros não foi formada por uma única escola, mas construída sob diversas influências. Assim, é verificado que cada escola de dança se definiu a partir da forma como usa a técnica, da realização e da execução de passos, e do estilo de dançar. Além disso, essas diferenças trazem a vantagem de um ensino de dança mais rico e híbrido, pois, como afirmam Caminada e Aragão (2006, p. 15), “[...] somos produtos de uma soma de estilos, conceitos, concepções diversas de aulas, coreografias e termos [...]”. Verifica-se que em Belém do Pará, os bailarinos se formam a partir do conhecimento dessas diversas escolas dentro de estabelecimentos físicos de ensino não formal de dança e em grupos e companhias de dança. Porém, há também a formação a partir da educação profissional, a qual é uma modalidade educacional que se articula aos diferentes níveis e modalidades da educação nacional, às dimensões do mundo do trabalho, ciência e tecnologia. Tem por finalidade formar para atuação de profissões contribuindo para o exercício da cidadania por meio de uma formação integral capaz de promover a autonomia e a liberdade (ARAÚJO e FRIGOTTO, 2015). Verifica-se que na história do ensino de dança, a nível Técnico no Brasil, a Escola de Teatro e Dança da UFPA é a mais antiga, fundada em 1962. Inicialmente ofereceu cursos livres de dança, e posteriormente, em 2004 tem a primeira turma de Curso Técnico em Dança aprovada pelo Conselho Universitário a partir da Resolução  nº 606/2003. No entanto percebe-se a procura pela formação da técnica da dança clássica, e assim, em 2014 é ofertado o Curso Técnico em Dança Clássica. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa consiste em compreender o processo da formação profissional do bailarino no Curso Técnico em Dança Clássica da UFPA. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental a qual retrata a educação profissional e o percurso histórico do ensino da dança na UFPA. O estudo revelou a importância do Curso Técnico em Dança Clássica para a formação do profissional em dança no estado do Pará, uma vez que prepara profissionais para atuarem no mercado do trabalho. Conclui-se que o Curso Técnico em Dança Clássica, desenvolvido pela ETDUFPA, possui em sua história a formação de profissionais da dança, e que ao longo de sua existência, desenvolve atividades ligadas à criação e execução de dança, atuando como bailarino, assistente coreográfico, empregando técnicas de dança em espaços cênicos.


Palavras-chave: Dança clássica; Bailarino; Educação profissional; Formação.


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