RESUMO - FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM CONTEXTO HISTÓRICO DE DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

Rejane Bezerra Barros*

Betania Leite Ramalho; Isabel Maria da Torre Carvalho Viana

*IFRN - E-mail: rejane.barros@ifrn.edu.br


O presente estudo aborda a problemática da formação e atuação de professores bacharéis na Educação profissional e Tecnológica (EPT). Tem como objetivo apresentar um recorte dos resultados de uma investigação científica, realizada tendo como contexto empírico o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN). Os professores bacharéis são profissionais graduados ou pós-graduados em áreas específicas, cuja maioria assume a docência sem a formação pedagógica e sem experiência no ensino. Pela própria natureza das ofertas, essencialmente, focadas nas áreas técnica e tecnológica, os Institutos Federais necessitam compor o seu corpo docente com professores para as disciplinas de formação geral e para as disciplinas técnicas. A partir da Lei n. 11.892/2008, os Institutos Federais assumiram nova institucionalidade e a ampliação da sua função social na condição de instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, integrantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Nesse contexto, os professores necessitam lecionar em diferentes modalidades e níveis de ensino. A pesquisa buscou analisar a visão dos professores bacharéis sobre a dimensão profissional da docência e as interfaces entre a formação profissional e a atuação docente. À luz de teóricos como e Freire (1996); Machado (2008); Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005); Nóvoa (2009); Flores e Viana (2007); Day (2001; 2007); Ramalho e Nuñez (2014); Tardif (2002); Garcia (1999; 2009); Pacheco e Morgado (2002); Pinar (2006); Moreira (2008); Fullan e Hargreaves (2001), dentre outros, parte-se do pressuposto que a formação docente requer conhecimentos e saberes inerentes à docência como profissão. São esses conhecimentos, saberes e experiências que implicam na construção da identidade docente e no processo de desenvolvimento profissional. Trata-se de um estudo de caso (IFRN), seguindo a abordagem da pesquisa qualitativa e quantitativa, tendo sido utilizados. O estudo revela a falta de políticas públicas para a formação docente para a atuação na EPT. Historicamente, as políticas voltadas para a formação docente no Brasil têm ocorrido por meio de programas e projetos, de caráter temporário e emergencial. Os professores e gestores participantes da pesquisa têm formação acadêmica bastante heterogênea e elevada titulação, perfil típico do magistério superior. No entanto, priorizam a formação continuada e o aprofundamento dos seus estudos nas áreas específicas da sua formação inicial. O estudo propõe a implementação de um Programa de Formação e Atualização Pedagógica de Docentes, como política interna de formação continuada em serviço, visando contribuir para fortalecer a identidade docente e o novo perfil dos Institutos Federais.


Palavras-chave: Formação Docente; Docência na Educação Profissional e Tecnológica; Formação Continuada; Identidade Docente; Desenvolvimento Profissional.


Comentários

  1. Prezadas, parabéns pela relevância da temática abordada. De fato, conhecer as especificidades do ato educativo é essencial para a proposição de práticas educativas que atendam às finalidades de uma formação humana integral. Estou desenvolvendo uma investigação no campo do PROEJA e, infelizmente, pesquisas apontam a resistência de muitos professores em participar dos cursos de especialização que foram ofertados pela SETEC. Nessa pesquisa que vocês desenvolveram, foi identificada tal resistência?

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  2. Olá, Rejane Barros! Por favor, quais dados coletados durante a investigação demonstraram "a falta de políticas públicas para a formação docente para a atuação na EPT"? No mais, parabéns pelo trabalho realizado.

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