RESUMO - A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE CUIDADORAS DAS INSTITUIÇÕES DE ALIENAÇÃO CURITIBANAS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

 Rafaela Paula da Silva*

*UFPR - E-mail: rafaela.paula.rp@outlook.com


O texto propõe algumas reflexões teóricas sobre os vínculos entre a formação e a prática de cuidadoras que atuaram nas instituições de isolamento curitibanas, durante a primeira metade do século XX. Em especial, no Hospício de Alienados Nossa Senhora da Luz (1903), Hospital de Isolamento (1928) e no Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro (1945). Com base em fontes secundárias diversas, busca-se mapear de onde vinham estas profissionais, quais seus conhecimentos técnicos e, em que medida, neste período eram preparadas para trabalhar com a Psiquiatria. Porque percebe-se nas pesquisas sobre o tema um claro desequilíbrio entre a formação dos médicos e enfermeiras no estado. Enquanto, desde a fundação, o curso de Medicina na Faculdade do Paraná (1913) possui uma cadeira sobre o tema, não havia até o início da década de 1950 escolas de Enfermagem e de auxiliares de Enfermagem no Paraná. Embora, as escolas já existissem há alguns anos em outros estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais. O Paraná até então, havia contado apenas com formações de curta duração para mulheres, na área da saúde e profissionais vindas de outros lugares. Nesse sentido, o levantamento destas informações possibilita por um lado, indicar a importância das formações técnicas disponibilizadas por diferentes instituições paranaenses ao longo do período. E, por outro perceber a constituição da enfermagem no trabalho cotidiano, aos poucos se tornando parte de uma classe profissional, cuja especificidade leva a criação do curso técnico e não o contrário.


Palavras-chave: psiquiatria; enfermagem; instituições de isolamento; formação profissional.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA