RESUMO - A FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (2010 – 2020)

Jammerson Yuri da Silva*

Azemar dos Santos Soares Júnior

*UFRN - E-mail: jammerson_yuri@hotmail.com


Este trabalho se situa no campo da História da Educação Profissional e tem como objetivo analisar a Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDNC), como uma instituição de Ensino Profissionalizante e seu impacto social no campo da inclusão. Para tanto, tomamos como fontes os relatórios anuais da instituição, através dos quais temos informações acerca dos cursos ofertados, número de formados e empregabilidade, utilizando o método historiográfico da heurística e da hermenêutica. Trabalhamos com o conceito de instituição proposto por Justino Magalhães (2004), pelo qual concebemos a Fundação como um espaço que vai além de sua conformação material. A partir desta compreensão, podemos observar as relações instituição/ sociedade, bem como seus significados sociais, vislumbrando-a como uma representação espacial do ideal de educação inclusiva, de acordo com as discussões de Roger Chartier (1988). Inicialmente criada com o nome de Fundação para o Livro do Cego no Brasil (FLCB), a instituição situa-se atualmente em São Paulo, na Rua Diogo de Faria, nº 558, Vila Clementino, sob o nome de Fundação Dorina Nowill para Cegos. A Fundação mudou de nome em 1991 a fim de homenagear sua fundadora, Dorina de Gouvêa Nowill. Intelectual cega, foi a primeira mulher com deficiência visual a formar-se professora pela Escola Normal Caetano de Campos, em 1945. Especializou-se nos Estados Unidos e de lá trouxe o modelo de produção de livros em braile. A Fundação atua há mais de 70 anos no atendimento ao deficiente visual, buscando em suas ações a completa autonomia e integração social do deficiente à sociedade, oferecendo programas gratuitos de reabilitação, cursos profissionalizantes e produzindo materiais didáticos em braile, livros falados e mídias digitais. A busca por autonomia e emancipação também é um pilar da instituição que tem dedicado esforços na formação de profissionais e sua inserção no mercado de trabalho. De tal modo, temos na FDNC uma instituição atuante e socialmente relevante na formação de sujeitos com deficiência visual, promovendo a inclusão nos processos educacionais e nos postos de trabalho na São Paulo da última década.


Palavras-chave: História da Educação Profissional; Instituição; Inclusão.


Comentários

  1. Olá, Jammerson! Por favor, quais questões de pesquisa norteiam essa investigação? Na perspectiva do acesso às fontes, a pesquisa está sendo desenvolvida aqui ou em São Paulo?

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    Respostas
    1. A pesquisa tem como finalidade investigar a atuação da intelectual Dorina de Gouvêa Nowill e suas múltiplas ações para educação de cegos em especial na Fundação que leva seu nome. A pesquisa está sendo desenvolvida em Natal/RN, utilizando as fontes disponíveis no formato digital, assim como obras de autoria da intelectual.

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