RESUMO - HISTÓRIA DA SUA VIDA E OUTRAS CONSIDERAÇÕES: NARRATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CEJA ALFREDO SIMONETTI (MOSSORÓ-RN)

Hudson Toscano Lopes Barroso da Silva*

*IFRN - E-mail: hdsntscn@gmail.com


O presente trabalho visa apresentar os resultados obtidos a partir da experiência de observação sistemática e intensiva que foi realizada na disciplina “Educação de Jovens e Adultos” do curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados (EaD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e teve por finalidade identificar como a educação de jovens e adultos (EJA) é percebida pelos professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Prof. Alfredo Simonetti (Mossoró-RN), bem como a forma de diálogo existente perante as diferentes realidades encontradas em sala de aula. Para a construção efetiva da pesquisa, os dados coletados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, seguindo-se, para isso, todos os padrões estabelecidos pelo Comitê de Ética de Pesquisa. Dos 60 professores da instituição, apenas uma se prontificou a participar da pesquisa após os apontamentos realizados. A entrevistada atua na perspectiva de inclusão de jovens e adultos com necessidades especiais e auxilia os demais professores no desenvolvimento de atividades que possam contribuir para a melhoria do ensino. Os resultados obtidos mostram que não é fácil trabalhar nessa perspectiva pois é necessário o desenvolvimento de estratégias que dialoguem com a realidade dos alunos e que sejam significativos na interação entre professor-aluno, pois muitos dos alunos são de baixa renda e há uma certa desestruturação familiar, o que influencia na aprendizagem. Além disso, apresentando uma aproximação da realidade permite que o aluno consiga se sentir motivado, conclua seus estudos e aumente as possibilidades de reinserção no mercado de trabalho. A partir dos resultados encontrados, nota-se que a EJA é um campo em constante redefinição e isso ocorre devido a pluralidade de contextos existentes em sala de aula, bem como devido ao avanço nas técnicas e metodologias didáticas as quais devem ser aplicadas em cada sala, sendo necessário a formação continuada docente para que se possam atender as demandas da sociedade de jovens e adultos que buscam as escolas, que normalmente são aqueles que necessitam de um certificado de conclusão para assumir algum cargo.


Palavras-chave: EJA; Ensino-aprendizagem; Didática; Formação continuada.


Comentários

  1. Caro Hudson Toscano, a sua pesquisa sobre a EJA é muito pertinente, pois essa modalidade de ensino tem feito com que vários professores repensem suas práticas no contexto da sala de aula.
    Fiquei intrigado com o fato de apenas uma professora, entre 60 docentes, ter topado participar da sua pesquisa. Por que o restante não se dispôs também a colaborar?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Hudson! Também fiquei curiosa acerca do modo como você solicitou a participação desses professores. Por que tantos recusaram? Não seria a forma como você solicitou a participação dos mesmos?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA