RESUMO - HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E CULTURA ESCOLAR: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANÍSIO TEIXEIRA (1974-2002)

 Antonio Max Ferreira da Costa*

José Mateus do Nascimento

*IFRN - E-mail: a.maxcosta@gmail.com


A pesquisa apresentada constitui um recorte da tese de doutoramento que vem sendo desenvolvida desde 2019 no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP-IFRN) na Linha de Pesquisa História, Historiografia e Memória da Educação Profissional. O objetivo desse trabalho é tecer reflexões sobre as categorias epistemológicas “História das Instituições Escolares” e “Cultura Escolar” assentadas na base bibliográfica dos estudos da Nova História Cultural, tecidas por Justino Magalhães (2004, 2001, 1998, 1996), Dominique Julia (2001), Viñao Frago (2001,1995) e Michel de Certeau (1995). Metodologicamente realizou-se pesquisa bibliográfica, com o propósito de compreender as categorias citadas. Também efetivou-se Análise Temática com as etapas de distinção das ideias centrais das secundárias; realização de problematizações e proposições, conforme orienta Severino (2007). A investigação traz a reflexão de que as categorias “História das Instituições Escolares” e “Cultura Escolar” são essenciais na análise histórica das mudanças e permanências ocorridas nas práticas pedagógicas estabelecidas no cotidiano de uma determinada instituição de ensino, em especial a Escola Estadual Professor Anísio Teixeira em Natal/RN, responsável por formar alunos trabalhadores nos cursos técnicos profissionalizantes de 2º grau, com habilitação em Administração e Contabilidade no recorte temporal (1974-2002).


Palavras-chave: História da Educação; História das Instituições Escolares; Cultura Escolar; Ensino Técnico Profissionalizante de 2º Grau.


Comentários

  1. Olá, Antonio Max! Qual ou quais são as questões de pesquisa que norteiam suas investigações?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA