RESUMO - HISTÓRIA E IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE TURISMO NO IFRN

Tânia Maria de Carvalho Câmara Monte*

*IFRN - E-mail: taniacmonte@hotmail.com


A presente pesquisa se trata de uma investigação qualitativa tendo como metodologia a revisão bibliográfica sobre a história da educação profissional no curso de Turismo no IFRN, bem como a reflexão e crítica sobre o processo de formação docente, como ele se dá e como estamos construindo essas formas de saber e fazer profissional. Para tanto buscamos compreender a percepção dos professores sobre a educação Técnica e  Profissional e seu papel na social e a formação docente de professores da educação profissional A educação profissional e tecnológica está fundamentada na LDB, que regulamenta a educação no Brasil se deram através de um processo histórico baseados em políticas nos modelos de educação em países desenvolvidos como os Estados Unidos e a Europa e facilitar o acesso no mercado de trabalho. Os cursos Curso Técnico de Nível Médio na área de Turismo do IFRN são: Técnico em Lazer na forma integrada, subsequente em Eventos e subsequente em Guia de Turismo que tem por objetivo a formação de profissionais-cidadãos técnicos de nível médio competência técnica responsabilidade social, adequados ao novo perfil e demandas mercadológicas, para as atividades de planejamento, gestão, promoção e venda de serviços turísticos, de hospedagem, dentro das novas exigências do mundo do trabalho contemporâneo.  A demanda pelo eixo tecnológico Hospitalidade e Lazer deu pelo inegável potencial turístico da região, bem como aos segmentos cultural e ambiental, compreendendo as tecnologias relacionadas aos processos de recepção, viagens, eventos, serviços de alimentação, bebidas, entretenimento e interação, do qual fazem parte os  cursos técnicos denominados de: Agenciamento de Viagens, Cozinha, Eventos, Guia de Turismo, Hospedagem, Lazer, Serviços de Restaurante e Bar. A formação pleiteada para docência no ensino profissional tem concentrado esforços no conhecimento de determinados conteúdos, oriundos do exercício profissional ou teórico/epistemológico advindo também do exercício acadêmico e da pesquisa.


Palavras-chave: História; Educação Profissional; Curso de Turismo.


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