RESUMO - HISTÓRIAS DE (IN)DISCIPLINA: TECENDO A HISTÓRIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA (1965-1975)

Shyrlei Karyna Jagielski Benkendorf*

Reginaldo Leandro Plácido

*IFC - E-mail: shyrlei.benkendorf@ifc.edu.br


O presente trabalho é um projeto de pesquisa que objetiva construir a narrativa da história institucional escolar do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Concórdia, pelo olhar da (in)disciplina, tendo como recorte temporal os anos de 1965 a 1975 (período de criação e fixação da escola). Nesta pesquisa a (in)disciplina será analisada em diferentes espaços da instituição escolar, mas de forma especial no internato. Será feita uma pesquisa documental, em arquivos oficiais, particulares, além da busca de objetos e fotos que possam contribuir para esse resgate. Ainda, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com ex-alunos e ex-servidores, contemporâneos ao período estudado. A pesquisa, do ponto de vista metodológico, é de abordagem qualitativa e utiliza-se da meso-análise para o estudo da instituição escolar. Parte-se de uma contextualização macro das políticas nacionais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), da concepção da criação das escolas agrícolas, reproduzindo um modelo de escola padronizada no País, atreladas à Revolução Verde,  ao regime político militar,  e aos acordos MEC-USAID (United States Agency for International Development.). No aspecto micro, trabalha-se com o internato e que é característica histórica da criação da escola. A meso-abordagem irá questionar de que forma os atos indisciplinares cometidos pelos alunos, corroboram, ou não, com o modelo de escola agrícola, concebido no período em questão. Após realizar a pesquisa e construir a narrativa da história do IFC campus Concórdia entre 1965 e 1975, com foco na indisciplina, pretende-se desenvolver como produto educacional um Museu Virtual da (In)disciplina, com o intuito de contribuir para a história e memória da instituição, retratando um aspecto que até então não havia sido contado. Tal retrato se dará por meio do resgate informacional que será realizado, e que servirá para os alunos compreenderem que cultura permeia a escola atualmente. Além disso, proporcionará uma reflexão por parte dos docentes e discentes, a respeito da (in)disciplina escolar contextualizando aspectos políticos e sociais, abordados na pesquisa. Inferindo sobre a importância do resgate histórico por meio dos sujeitos que vivenciaram os fatos, que participaram da tecitura da história que se pretende desvelar, ou mesmo, construir.


Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; História; Cultura Escolar; Indisciplina Escolar; Escolas Agrícolas; Internato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA