RESUMO - HOMEM/MÁQUINA: FOTOGRAFIA E IMAGINÁRIO MODERNO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Anna Gabriella de Souza Cordeiro*

Maria Inês Sucupira Stamatto; Olívia Morais de Medeiros Neta

*UNINASSAU - SEMEC/João Câmara - E-mail: gabriellacordeiro@hotmail.com


A construção histórica da educação profissional perpassa pela elaboração de imagens que, por sua vez, se cristalizaram no imaginário dessas instituições de ensino. Assim sendo, tem-se por objetivo analisar as fotografias que retratam a interação homem/máquina enquanto importante elemento imagético do moderno na educação profissional potiguar, aqui representada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Para tal, foram utilizadas, enquanto fonte histórica, as fotografias contidas no Portal da Memória do IFRN. O Portal da Memória disponibiliza uma série de fontes históricas de distintas naturezas (fotografias, entrevistas, audiovisuais, documentos escritos, etc.), cada um desses documentos encerra uma fração do imaginário que circunda o IFRN. Assim sendo, parte-se do pressuposto que a realidade está impregnada pelo aspecto imaginário e que o Portal da Memória é um importante veículo para a sua circulação. A presente pesquisa embasa-se em duas poderosas correntes do pensamento historiográfico, a tradição da Escola dos Annales, hoje representada pela Nova História Cultural, e o Marxismo. Para muitos historiadores, estas duas formas de pensar e produzir a história são consideradas antagônicas, entretanto, essa relação pode representar um importante avanço paradigmático para a historiografia. Ainda no final do século XX, Guy Bois (1990) refletiu sobre esta possibilidade no capítulo Marxismo e História Nova, publicado na célebre coletânea “A História Nova”. Desse modo, as fotografias foram analisadas a partir do prisma da Nova História Cultural e do Marxismo, destacando-se os conceitos de imaginário (Le Goff) e de moderno (Marx). Por fim, entende-se a relação homem/máquina, vislumbrada nas fotografias analisadas, como um importante elemento na construção do imaginário moderno que circunda a instituição de ensino potiguar ao longo de sua história, onde a inovação tecnológica figurou/figura enquanto um dos principais elementos da identidade do IFRN.


Palavras-chave: Imaginário; Moderno; Fotografia; Educação Profissional.


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