RESUMO - IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS DO ENSINO RELIGIOSO NO RIO GRANDE DO NORTE
Paulo Cavalcante de Albuquerque Melo*
*UERJ - E-mail: paulinhocbmx@gmail.com
Neste presente trabalho analisamos alguns aspectos formativos que constituem a disciplina de Ensino Religioso (ER) no estado do Rio Grande do Norte a partir do curso de Ciências da Religião da UERN. O ER está intrinsecamente ligado à história do país. Sabe-se que os invasores portugueses chegaram em Pindorama, denominada posteriormente de Brasil, no século XVI. No decorrer da história do país, a disciplina se tornou subterfúgio para as ações da Igreja no Estado, sendo separado somente a partir da primeira constituição republicana, no final do século XIX. Porém as práticas moralizantes e evangelizadores ainda se fazem presentes em diversos contextos da trajetória do ER, sendo incompatível com as orientações educacionais acerca da área no contexto atual, que desde o final do século XX, está ancorada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Dentro desse contexto de superação da confessionalidade, foi criado o curso de Ciências da Religião (CR) em 2001, na cidade de Natal-RN, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, como instituição que buscasse proporcionar uma visão mais didática e pedagógica na formação do docente em ER. Esse curso veio substituir a Escola Superior de Ensino Religioso (ESER), pois essa já não conseguia atender as demandas educacionais sem o pressuposto da confessionalidade, conforme se exige em um país laico. O curso de CR oferecido pela UERN fornece uma formação que possibilite os discentes construírem uma cosmovisão laica e pedagógica do ER. Apesar da proposta mais ética e laicizante, os desafios são inúmeros na formação docente no Estado. Nesse sentido, conforme os estudos de Benevides (2017) e Silva (2014), ainda encontramos professores da rede pública municipal e estadual que realizam práticas proselitistas. Destarte, percebemos que estes impasses são gerados por falta de uma concepção ética profissional do ER visando aspectos laicos nos discursos educacionais, gerando assim a falta de atratividade para seguir carreira profissional. Problema esse que não é apenas perceptível no ER, mas sim na carreira geral dos professores no Brasil. Espera-se que o trabalho contribua significativamente para a discussão e construção de melhores condições para todos os profissionais inseridos na discussão e desperte o interesse de investimento na educação e no ER pelas autoridades responsáveis, além de atentar para a formação em nível superior em CR para a docência em ER no Estado.
Palavras-chave: Ensino Religioso; Ciências da Religião; Rio Grande do Norte.
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