RESUMO - A INAUGURAÇÃO DA ESCOLA TÉCNICA NACIONAL: UM ESTUDO A PARTIR DO DISCURSO DO INTELECTUAL GUSTAVO CAPANEMA (1944)

Isabela Cristina Santos de Morais*

Maria Inês Sucupira Stamatto

*UFRN - E-mail: isabelacristinasm@gmail.com


O presente artigo propõe-se a analisar o discurso pronunciado pelo então Ministro da Educação, Gustavo Capanema em virtude da inauguração da escola técnica nacional. Formado pela faculdade de Direito de Minas Gerais em 1923, vinculou-se ao grupo de “intelectuais de rua da Bahia” iniciando sua vida política em 1927, como vereador de sua cidade natal. Apoiador de Getúlio Vargas, recebeu o cargo de Ministro de Educação, sua gestão teve como elementos marcantes a centralização a nível federal da educação e saúde. O objeto de estudo consiste na análise do artigo intitulado “discurso pronunciado pelo ministro Gustavo Capanema na solenidade de inauguração da escola técnica nacional a 7 de outubro de 1944”. Como principal fonte de pesquisa, utilizamos a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), periódico onde foi publicado o discurso de Capanema ora em análise. A RBEP, era editada e publicada sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação. O presente trabalho está inserido na perspectiva de pesquisas no campo da História da Educação. Pautamos nossa estrutura teórico metodológica a partir do conceito de intelectual de Sirineli (2003), a circulação de ideias a partir de Chartier (1990) imprensa pedagógica Nóvoa (1997) e Catani (1997). A títuo de conclusão, nossas considerações incidem na importância da realização deste artigo, que nos possibilitou a compreensão da importância da educação profissional e do que esta representava para o contexto sócio-educacional dos anos 1940, percebendo como esta estava posicionada perante o governo da época e como os intelectuais da educação a avaliavam e buscavam a sua implementação e difusão.


Palavras-chave: Educação Profissional; História da Educação; Intelectuais


Comentários

  1. Olá Isabela, tudo bem?

    Mediante as suas pesquisas em torno do intelectual Gustavo Capanema e a partir da circulação de ideias deste, quais as relações entre as esferas da educação e da saúde no seu discurso, tendo em vista que estava centralizado em sua gestão. Cincunscreve-se na disseminação do higienismo no inicio do século XX? Está presente em algum trecho pronunciado na solenidade de inauguração da escola técnica nacional a 7 de outubro de 1944? Qual a representação da educação profissional a partir da Escola Técnica Nacional no contexto sócio-educacional dos anos 1940?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA