RESUMO - INICIAÇÃO CIENTÍFICA E SABER HISTÓRICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DO PIBIC JR NO IFAM/CAMPUS EIRUNEPÉ (2016 – 2020)

Paulo de Oliveira Nascimento*

*IFAM - E-mail: paulo.nascimento@ifam.edu.br


Sabemos que o Ensino de História, nos dias atuais, se constitui enquanto um espaço de popularização do Saber Histórico, mas também atua na produção de saberes, especialmente a partir do trabalho de professores e professoras que incentivam os alunos e alunas a (re)construir interpretações do passado, fazendo-os se perceberem enquanto partícipes da História e produtores de intepretações sobre o passado histórico. Neste processo, o Conhecimento Histórico é elencado para colaborar, em conjunto com outros saberes e numa perspectiva interdisciplinar, na produção das pertenças socioculturais e na construção da cidadania. Estas, por seu turno, precisam ser pensadas enquanto o resultado de esforços individuais e coletivos, substratos que formatam as identidades individuais e de grupo no mundo contemporâneo. Temos assistido, nos últimos anos, a uma crescente onda de iniciativas que tem como objetivo principal incentivar a Pesquisa e a Extensão do Saber Histórico no Ensino Básico, num movimento cada vez mais crescente de ampliação das perspectivas da produção de conhecimentos por todos os sujeitos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem. Nas escolas de ensino fundamental, médio, técnico e tecnológico, cada vez mais alunos e professores têm integrado programas que integram ações de pesquisa e extensão, atreladas ao Ensino de História. Nesse trabalho, objetivamos abordar a nossa experiência frente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC Jr, executado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, entre os anos de 2016 e 2020, com alunos e alunos do Ensino Médio Integrado aos cursos técnicos de Administração e Informática. No período, foram orientados e executados 08 (oito) projetos PIBIC Jr, que trataram basicamente da (1) compilação de fontes e de uma (2) escrita historiográfica, cujos principais temas abordados foram (a) composição do espaço urbano eirunepeense, (b) religiosidade popular, (c) agricultura, (d) relações interétnicas, (e) higienização, e outros. A partir da realização de programas como o PIBIC Jr – no âmbito dos cursos de nível médio integrado aos cursos técnicos, ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - podemos (a) publicizar as boas práticas no ensino de história e (b) oportunizar a docentes, estudantes e demais pesquisadores, condições para se construir uma Educação pautada na (re)produção de ações afirmativas que busquem cada vez mais a promoção de uma educação de qualidade. Trata-se, portanto, de perceber experiências didático-pedagógicas concebidas e realizadas com alunos do ensino básico enquanto oportunidade para uma (re)construção de processos educacionais ativos, com vistas no alargamento do Saber Histórico, tomado enquanto força motriz da cidadania, dos direitos humanos e da democracia.


Palavras-chave: Saber Histórico; Educação Básica; PIBIC Jr; IFAM/Campus Eirunepé.


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