RESUMO - A INTERIORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: BUSCANDO ELEMENTOS PARA POSSÍVEL MAPEAMENTO DOS CURSOS NORMAIS (1908-1958)
Luciene Chaves de Aquine*
*UFPB - E-mail: lucienecaquino@hotmail.com
Este estudo tem por objetivo refletir sobre o processo de interiorização dos cursos de formação de professores no Rio Grande do Norte, no período de 1908 a 1958, tomando como marco temporal a criação da Escola Normal de Natal, até o final da década de 1950, quando se deu a expansão dos Cursos Normais Regionais no Estado. Neste ínterim, ressalta-se a expedição de Decretos estaduais que concedem a criação de cursos normais equiparados para escolas particulares em diferentes municípios do Rio Grande do Norte, a saber: o Colégio Nossa Senhora das Vitórias em Assú, em dezembro de 1936; O Colégio Santa Águeda em Ceará Mirim e a Escola Doméstica de Natal, ambos em outubro de 1937. A despeito dos indícios da existência de ensino normal nas referidas instituições privadas, constata-se que até 1951, haviam apenas dois (2) cursos normais em funcionamento no Estado: a Escola Normal de Natal (1908) e a Escola Normal de Mossoró (1922). Desse modo, é perceptível o déficit na oferta de cursos de preparação pedagógica, sobretudo nos lugares mais remotos, apontando para a ausência de política pública voltada para a difusão da formação docente no Estado potiguar. Este cenário se modifica a partir da década de 1950, mediante a composição de uma política estadual com a cooperação técnica e financeira do INEP, que ensejou a criação e instalação de dez (10) Cursos Normais Regionais em municípios estratégicos no interior do Estado, tais como: Nova Cruz, Ceará Mirim, Pau dos Ferros, Martins, Apodi, Florânia, Alexandria, Angicos, Açu e Macau. Tais cursos eram destinados à formação de regentes de ensino primário e possibilitaram o princípio do processo de interiorização dos cursos de formação de professores, ou seja, a expansão da formação docente no Estado. A construção histórica se deu a partir da análise de fontes históricas, tais como: Leis, Decretos, Mensagens governamentais, impressos, entre outros.
Palavras-chave: Escolas Normais; Escolas Normais Equiparadas; Cursos Normais Regionais.
A investigação é relevante e merece ser levada adiante. Entretanto, penso que precisa fazer um recorte espacial, visto que a pesquisa fica muito ampla se for considerar 10 cidades. A sugestão é que seja feito um trabalho de levantamento para ver se esse estudo não já ocorreu numa cidade dessas e focar em uma que não tenha sido estudada ainda. Objetos muito amplos, tornam a pesquisa superficial.
ResponderExcluir