RESUMO - LICENCIATURAS E A RE(VOLUÇÃO) DA TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL E POLÍTICA NO IFCE CAMPUS CANINDÉ
Rayca Aparecida Cavalcante Sampaio*
Emmanuel Sávio Silva Freire
*UECE - E-mail: raycacavalcante@gmail.com
Historicamente a sociedade é dinâmica e movida por transformações, na realidade atual a tecnologia é a razão dessas mudanças também chamadas de revolução, dado seu campo de alcance. Não é mais possível pensar em educação sem a utilização da tecnologia. O processo de ensino-aprendizagem mudou com a tecnologia, pois abriu-se uma gama de portas interconectadas de saberes, a informação é a peça chave da sociedade atual, o professor necessita hoje ter e trabalhar diariamente a capacidade de interconexão de saberes, de inovação em suas metodologias de aprendizagem e ensino, criatividade, criticidade e autonomia, sendo um mediador entre as tecnologias e o ensino, um facilitador do processo de ensino-aprendizagem para alunos sujeitos ativos desse processo, ávidos por conhecimento e com grande facilidade no uso de tecnologias, são chamados de nativos digitais. Em consonância às exigências de uma nova postura do docente deve está o plano de ensino das licenciaturas, mas será que a tecnologia não está inserida de forma eficiente dentro das graduações? Ela é vista como um instrumento? Ela é objeto de estudo? O objetivo desta pesquisa foi desvelar a proposta formativa dos cursos de licenciaturas do IFCE campus Canindé, observando se há competências de ensino relacionadas à tecnologia e como esta vem sendo aplicada dentro da matriz curricular de cada graduação. Para tanto, foi realizado um estudo documental envolvendo as competências dos Planos Pedagógicos dos Cursos, documentos institucionais do MEC e em autores de renome dentro do campo da docência. Foram analisados dois cursos, Licenciaturas em Educação Física, e Pedagogia, a razão é que a primeira foi a licenciatura pioneira no campus com sua primeira turma no ano de 2010 e a segunda é um curso recente que está em implantação no ano de 2018. O percurso metodológico utilizado neste trabalho foi baseado na abordagem de pesquisa qualitativa. Tendo enfoque na análise documental e bibliográfica. O objetivo foi analisar se o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) das licenciaturas do IFCE campus Canindé contemplam o a inclusão da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem dos futuros docentes ali em formação, se a tecnologia é um objeto de estudo ou uma ferramenta e se o ensino da tecnologia está em consonância com os parâmetros trazidos pelas portarias e resoluções expedidas pelo Ministério da Educação(MEC) para cada curso, buscando assim descrever as competências curriculares baseadas nos documentos já citados. Primeiramente foram estudados os documentos norteadores do curso, definidos pelo MEC, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB), com o intuito de identificar as competências curriculares mínimas estipuladas sobre o ensino da tecnologia em tais cursos; em sequência foi analisado o PPC da licenciatura em foco, buscando identificar as competências curriculares definidas pelo IFCE para tal curso; após a identificação das competências trazidas pelo MEC e PPC, estas foram comparadas com objetivo de analisar se houve consonância entre tais parâmetros; por fim as competências trazidas pelo MEC e PPC identificadas foram comparadas com o PUD do curso, parte do PPC que traz o objetivo de cada disciplina da matriz curricular do curso. Este percurso de estudo foi repetido na análise de cada uma das licenciaturas. No processo de análises foi identificado que o curso mais antigo, educação física, passou por atualizações em sua matriz curricular, assim também foi observado se nesta atualização houve ou não algum tipo de evolução no tocante do ensino da tecnologia. Como instrumento de mensuração dos resultados da comparação foi utilizada como base a escala idealizada por Rensis Likert(1932) para mensurar atitudes no contexto das ciências comportamentais. A escala de verificação de Likert consiste em tomar um construto e desenvolver um conjunto de afirmações relacionadas à sua definição, para as quais os respondentes emitirão seu grau de concordância (Silva, Severino. 2014). A escala de Likert tem como diferencial a categorização das respostas, tendo assim um universo maior de que o sim ou não. Assim foram estabelecidos os quatro seguintes resultados possíveis na análise das competências: contempla, contempla em parte e não contempla. O curso de Educação Física é reconhecido como curso superior de licenciatura, ofertado na modalidade presencial e teve sua primeira turma no primeiro semestre do ano de 2010. Historicamente foi o primeiro curso superior do IFCE campus Canindé, iniciando com duas turmas. O curso foi criado sob a justificativa de falta de profissionais qualificados e competentes nas áreas, e a dificuldade de acesso ao Ensino Superior Gratuito na região de Canindé. De acordo com as políticas de incentivo à abertura de cursos de formação de professores no Brasil, como o Plano Nacional de Educação (Lei número 10.172/2001), as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/9.394-96) e as Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica (CNE/CP - 01/2002 e CNE/CP – 02/2015), segundo o PPC do curso e Resolução do Conselho Nacional de Educaçao(CNE) CNE/CES nº 7, de 31 de março de 2004. O PPC do curso tem data de 2018, sendo, portanto, o mais atualizado. Uma curiosidade é que este documento passou por aprovação a pouco tempo, cerca de dois meses, sua atualização foi uma medida da rede IFCE com o intuito de igualar todas as matrizes dos cursos de Licenciatura em Educação Física da rede IFCE. Assim como o PPC, as matrizes curriculares do Curso de Educação Física também passaram por mudanças desde o início da graduação em 2010. No Total foram quatro matrizes, sendo a última pensada em 2018 juntamente com o PPC mais atual do curso, esta matriz ficou conhecida, digamos assim, como matriz de alinhamento, visto que seu surgimento se deu pela necessidade do IFCE alinhar todos os cursos de Licenciatura em Educação Física em questões de conteúdo e tempo. A tecnologia é citada diretamente em dois parágrafos da metodologia do PPC do curso, onde salienta a importância da tecnologia no contexto de educação contemporânea. [...] Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são importantes no contexto da educação contemporânea, em que cada vez mais as tecnologias estão sendo aprimoradas e possibilitando ferramentas de facilitação da aprendizagem… (PPC Ed.Física, 2018). Em continuidade ao mesmo parágrafo, o plano pedagógico afirma que os discentes poderão fazer o uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem, objetivando a aproximação dos estudantes a conhecimento diversos. Neste ponto o PPC reconhece na tecnologia uma fonte de conhecimentos ímpar, porém não especifica como será o uso da tecnologia neste processo. [...] os docentes e discentes do curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE - Campus Canindé poderão fazer uso das TICs na mediação do processo de ensino e aprendizagem com o objetivo de aproximar os estudantes dos mais diversos conteúdos e das mais variadas formas possíveis. Além disso, permite maximizar a interação para além da sala de aula em ambientes virtuais de aprendizagem. (IFCE, PPC Ed.Física, 2018). Um ponto importante sobre a tecnologia, que apesar de não ser o foco do presente trabalho, é importante enaltecer é o caráter inclusivo da tecnologia e suas possibilidades. No PPC esse aspecto é citado como uma forma de apoio a estudantes com necessidades específicas, de ser uma possibilidade de estratégias didático-pedagógicas para a abordagem de temas relevantes como relações ético-raciais, direitos humanos e educação ambiental. Nas duas primeiras matrizes ao serem analisadas, 2010.1 e 2011.2.transição nomeadas assim pela instituição, foi constatado não haver nenhuma cadeira que fizesse referência à tecnologia, infelizmente por conta de mudanças de sistemas e burocracias não houve acesso aos PPC antigos do curso para analisar a existência ou não de previsão do ensino da tecnologia. Na matriz 2011.2 que ficou em até o segundo semestre de 2017 foi identificada uma disciplina de quinto semestre intitulada “Informática Educacional”, por razões burocráticas não houve o acesso ao PUD da disciplina para análise das competências estabelecidas anteriormente. Na matriz atual, que é a 2018.1.alinhamento a disciplina de “Informática Educacional” foi substituída pela disciplina de “Novas Tecnologias Educação Física”, com carga horária de 40hs e ofertada no quinto semestre do curso. A disciplina não possui interdependência com as demais disciplinas. Segundo a ementa da disciplina há a Introdução aos conceitos básicos sobre o uso das Novas Tecnologias na Educação Física, a explanação de como utilizar as novas tecnologias de comunicação e informação (NTIC) dentro de uma visão inovadora e participativa de educação virtual na Educação Física, busca conhecer ferramentas da internet e seu uso como recurso pedagógico nas aulas de Educação Física dando suporte assim para realizar a avaliação crítica sobre os usos das novas tecnologias na educação. Nas diretrizes trazidas pelo MEC em relação ao curso de Licenciatura em Educação Física temos a Resolução CNE N° 7, de 31 de março de 2004. Art. 1º A presente Resolução institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para ocurso de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena, assim como estabelece orientações específicas para a licenciatura plena em Educação Física, nos termos definidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica.(Brasil, Resolução N° 7, de 31 de março de 2004). Em seu artigo 6º esta resolução traz as competências que o projeto pedagógico do curso de Educação Física deve atender. Art. 6º As competências de natureza político-social, ético-moral, técnico, profissionale científica deverão constituir a concepção nuclear do projeto pedagógico deformação do graduado em Educação Física. § 1º A formação do graduado em Educação Física deverá ser concebida, planejada, operacionalizada e avaliada visando a aquisição e desenvolvimento das seguintes competências e habilidades: - Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação e forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional. (Brasil, Resolução N° 7, de 31 de março de 2004). A resolução do MEC foi cumprida, pois há a utilização Da TIC no curso, mas as competências identificadas no PPC não foram cumpridas completamente ou não foram cumpridas. O maior agravante identificado foi o fato de existir apenas uma disciplina voltada para a tecnologia no decorrer de oito semestres de curso e com carga horária de 40h/a, sendo que tal disciplina em seu PUD mostra o perfil de ensino de informática básica, uma vez que propõem atividades como criação de slides e navegação na internet, na descrição da disciplina ambientes virtuais de aprendizagem não são citados e por conseqüência. O PPC do curso diz em seu texto que estudantes com necessidades específicas terão acompanhamento especializado, porém não define as características do acompanhamento. O curso de Licenciatura em Pedagogia é de nível superior e de modalidade presencial com duração de 8 semestres. Sua oferta de vaga não foi iniciada até a presente data, pois o curso encontra-se em fase de implantação, entretanto seu PPC já submetido a análise do Colégio de Dirigentes do IFCE e foi aprovado. Uma curiosidade sobre o curso é que sua idealização partiu da comunidade onde o campus Canindé está inserido, em audiência pública a população pediu e defendeu a implantação do curso, visto a necessidade de uma graduação gratuita na área das artes na região de Canindé, pois até então só existia a opção de cursar tal graduação em uma faculdade particular, não sendo assim acessível a todos. No primeiro momento de trabalho da Comissão apresentamos em audiência pública as diretrizes iniciais que norteariam o curso na perspectiva de atender as demandas locais. As quais apresentaram como interesse uma atenção especial para a educação do campo tendo em vista a grande quantidade de assentamentos localizados na região. (PPC curso de Pedagogia, 2018). O PPC do curso de Pedagogia é recente, data o ano de 2018 e como dito anteriormente, o curso está na fase de implantação. Em seu texto o documento destaca a tecnologia como uma competência a ser considerada, enfatizando a formação de competências voltadas para o uso de ferramentas computacionais para a formação dos licenciados em Pedagogia, bem como para a investigação científica e a reflexão na ação. As tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm desempenhado o papel de disseminação de informações, troca de experiências e organização social, na sociedade contemporânea. Salientamos que na educação, as TICs têm sido utilizadas como recurso didático do processo de ensino e aprendizagem, principalmente por ser um conhecimento próprio da geração atual, os nativos digitais. Estando presente no contexto discente é importante que os docentes sejam conhecedores dos recursos digitais.(IFCE, PPC curso de Pedagogia, 2018). A EAD é citada no PPC como possibilidade de uso dentro das disciplinas, tal uso segundo o texto do documento respaldado no Artigo 80º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e referendado pela Portaria Nº 1.134, de 10 de outubro de 2016. Art. 1º As instituições de ensino superior que possuam pelo menos um curso de graduação reconhecido poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais regularmente autorizados, a oferta de disciplinas na modalidade a distância. § 1º As disciplinas referidas no caput poderão ser ofertadas, integral ou parcialmente, desde que esta oferta não ultrapasse 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso. § 2º As avaliações das disciplinas ofertadas na modalidade referida no caput serão presenciais. (BRASIL, Portaria nº 1.134, 2016). Na matriz curricular do curso há disciplinas que citam a tecnologia como objeto de estudo e também há disciplinas que a utilizam como meio para o ensino, são as disciplinas que estão previstas serem ministradas parte na modalidade EAD. Conforme a análise do PPC do curso e da regulamentação do MEC por meio de competências estabelecidas e comparando-as com os PUD(Programa de Unidade Didática) das disciplinas que citaram a tecnologia de algum modo chegou-se ao consenso de que aborda a tecnologia de modo satisfatório enfocando-a em como objeto de estudo e com ferramenta de trabalho. Semelhante ao curso anteriormente analisado a questão da, o PPC do curso também diz em seu texto que estudantes com necessidades específicas terão acompanhamento especializado, porém não define as características do acompanhamento. Este trabalho buscou desvelar os aspectos formativos dos cursos de licenciaturas do IFCE campus Canindé, para tanto foram feitas comparações entre as matrizes curriculares de cada curso, seus PPC e as respectivas regulamentações trazidas pelo MEC. Como norteador da pesquisa foi elaborada uma planilha de competências, tais competências foram formuladas levando em consideração os aspectos da tecnologia na educação e as informações trazidas nos PPC e resoluções do MEC. Os resultados obtidos mostraram que os cursos possuem conformidade legal com o ensino da tecnologia, visto que todos os PPC utilizam as portarias do MEC, entre outros, como documentos norteadores, entretanto a conformidade educacional, análise da abordagem da tecnologia, apresentou lacunas, estando o curso de Educação Física coma a maior lacuna, visto possuir apenas uma disciplina que cita a tecnologia e é como uma ferramenta de trabalho. Pedagogia foi sem dúvidas a graduação com maior interação com a tecnologia, pois segundo seu PPC a tecnologia foi inserida dentro de diversas disciplinas de variados conteúdos como objeto de estudo, fazendo haver uma correlação entre a tecnologia e o conteúdo ministrado, em outras matérias da graduação a tecnologia aparece como ferramenta de aprendizagem, o que também é de grande valia no processo de inserção da tecnologia na educação. Ficou constatado neste estudo o reconhecimento da importância da tecnologia nos novos cursos de licenciatura, porém nos cursos mais antigos há a necessidade de uma nova abordagem do tema, mudando o enfoque de ferramenta pura para objeto de estudo, pois assim o docente formado por tal curso terá mais segurança e traquejo com as exigências que a era tecnológica impõem ao processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Formação Docente, TIC no processo de ensino, Estudo Documental.
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