RESUMO - MEMÓRIAS, EXPERIÊNCIAS E NARRATIVAS DE DOCENTES: FONTES PARA UMA HISTÓRIA DA ETFPA

Natália Conceição Silva Barros Cavalcanti*

Flúvio Moraes Pacheco

*IFPA - E-mail: natibarros1@yahoo.com.br


O artigo apresenta algumas notas analíticas a partir das pesquisas "Ser Professor em uma Escola Técnica Federal nos tempos da Ditadura Civil-Militar: história de vida e identidade docente ( ETFPA 1968-1985)”, desenvolvida entre 2018 e 2019,  e  "Memória do Trabalho e da Educação: narrativas, experiências e trajetórias de professoras de uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Pará", em andamento, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Belém. O principal objetivo da pesquisa foi coletar, por intermédio de entrevistas gravadas e transcritas, as narrativas que compõem a vida de docentes que atuaram na Escola Técnica Federal do Pará, entre 1968 e 1985. Uma das possíveis contribuições da investigação, contemplada com bolsas de Iniciação Científica na Categoria Ensino Médio-PIBIC-EM – CNPq-PROPPG-IFPA, consiste na formação de um Centro de Memória e História Oral, a ser sediado no IFPA-Campus Belém. O acervo construído, uma vez disponibilizado, poderá ser consultado, explorado e utilizado por estudantes, docentes, pesquisadores e demais interessados no tema. Além disso, viabilizará a reunião e divulgação, por meio de mídias digitais ou um site, dos depoimentos dessas pessoas que dedicaram parte de sua vida a construir uma educação profissional de qualidade na região Norte do Brasil, em certos momentos em contextos adversos nos campos políticos e educacionais. Professoras e professores que trazem em seus relatos elementos para compreendermos diversos aspectos do ensino, da construção e desenvolvimento da carreira docente e das relações políticas e sociais tecidas dentro de uma instituição centenária, voltada para formação profissional dos filhos e das filhas da classe trabalhadora. Ao vincular-se aos paradigmas da História Oral de Vida, oportuniza um olhar diferente, qualitativo e holístico sobre a docência em uma Escola Técnica Federal. A abordagem consiste em perceber o “ser professor/a” na sua totalidade, articulando a história de vida à formação docente. A investigação permite entender como a política pública foi vivida e significada por esses agentes sociais, na escola. A história oral de vida de professores/as permite uma perspectiva globalizante, complexa e por isso rica.  As narrativas elaboradas pelas memórias de nossos interlocutores dão visibilidade e circulação social a experiências e trajetórias que outrora eram mais limitadas ou até inexistentes. Os relatos carregam uma gama de sentimentos ao rememorar os desafios da formação profissional, o ingresso na carreira, as dificuldades e obstáculos dentro da instituição, as relações afetivas construídas. No trabalho da memória, um cenário de decepções, medos, indiferenças e silenciamentos também emergem nas entrevistas. 


Palavras-chave: Memória; Narrativa; História; Educação Profissional e Tecnológica; Docência


Comentários

  1. Prezado Flúvio Pacheco,

    Gostaria que comentasse um pouco como foi a experiência nesta pesquisa na coleta de depoimentos e seleção de entrevistados. Como as professoras falaram sobre este período no que se refere à prática docente? Quanto a intervenções no espaço de trabalho, foram vivenciadas?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA