RESUMO - MONITORIA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO/CE/UFPB (2013-2016): HISTÓRIAS E NARRATIVAS DA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DOCENTE E CIENTÍFICO

Kilma Cristeane Ferreira Guedes*

Felipe Cavalcanti Ivo; Maria Elizete Guimarães Carvalho

*UFPB - E-mail: kilmacristeane@uol.com.br


O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as histórias e memórias de graduandos monitores do projeto intitulado "Os Fundamentos da Educação e sua Relevância para formação das Licenciaturas", com ênfase na disciplina História da Educação II, vinculado ao Departamento de Fundamentação da Educação – DFE/CE/UFPB, no período compreendido entre 2013 a 2016. O Projeto tem como pressuposto a relevância para a formação e desenvolvimento do trabalho docente e científico no Estado da Paraíba. Carvalho e Ivo (2020) afirmam que tais práticas monitoriais corresponderam a uma espécie de laboratório de posturas docentes e ao desenvolvimento científico para os alunos inexperientes. Utilizamos, para esse estudo, a revisão bibliográfica, tendo como embasamento teórico para análise e reflexões, estudiosos da Nova História, como Motta (2012), que aponta a concepção da História do Tempo Presente; Le Goff (1994) e Halbwachs (1990), que discutem a Teoria da Memória como forma de reconhecimento dos sujeitos sócio-históricos, os “novos” protagonistas e produtores de histórias, e também, fontes documentais, como Trabalho de Conclusão de Curso-TCC,  trabalhos resultantes de monitoria divulgados em eventos como o Encontro Nacional de Iniciação à Docência-ENID, em que se encontram memórias e histórias de graduandos sobre o exercício da monitoria. Como resultado, verificamos o fortalecimento dos monitores para o exercício do trabalho docente, bem como, a constatação de alguns participantes no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), percebendo a importância do projeto monitorial, que também contribui para o progresso científico. Nesse sentido, evidenciamos o apoio do projeto para a formação e desenvolvimento acadêmico de futuros professores e pesquisadores, com intuito de subsidiar um exercício profissional qualificado.


Palavras-chave: Memórias; Práticas Monitoriais; Trabalho docente e científico.


Comentários

  1. É uma pesquisa relevante e que poderá levantar elementos importantes sobre a formação inicial do docente.

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    1. Obrigada, Prof. Chagas! A intenção é iniciar essa provocação.

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