RESUMO - MULHER E ESPORTE: INCENTIVO, INVESTIMENTO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO IFRN

Ivana Lúcia da Silva*

*IFRN - E-mail: ivana.silva@ifrn.edu.br


O presente artigo, denominado “Mulher e Esporte: incentivo, investimento e produção científica no IFRN”, é o Estado do Conhecimento em deferência a “Mulher no esporte no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)”, nesta intenção visitamos os trabalhos publicados no Memoria do IFRN, no espaço da primeira página do site https://memoria.ifrn.edu.br, e, fomos aprofundando para: busca/editora IFRN/livros. Ao realizarmos o mapeamento, utilizamos os seguintes descritores: “esporte feminino”; “mulher e esporte”; “mulher no esporte” e “mulher and esporte”. Para os dois primeiros termos, a busca não encontrou nenhum resultado. Já nos dois últimos termos, encontramos três livros. Assim, baixamos os livros que nos deram resultados e realizamos um filtro pelos seguintes termos: “mulher e esporte” e “mulher no esporte”; bem como, apenas: “mulher” e “esporte”. Vale esclarecer que não foram encontrados nenhum resultado referentes ao primeiro termo. Apenas, para o termo “mulher no esporte” encontramos uma referência, em um relato de experiência de dois professores de educação física do IFRN/MC, em um dos livros baixados. Dessa maneira, definimos, como objetivo do estudo, identificar publicações no Memoria do IFRN sobre a Mulher no esporte no IFRN. A partir das análises dos dados obtidos, de forma quantitativa e qualitativa, notamos não possuir nenhuma publicação que faça alusão ou debata sobre a mulher no esporte no IFRN. Portanto, por ter sido aluna da Instituição, e por ser uma esportista, há a consciência de que o esporte, para a Mulher no IFRN, acontece; embora não se tenha incentivo, investimento e produção científica que o promova.


Palavras-chave: Mulher; Esporte; Estado do Conhecimento; Memoria; IFRN.


Comentários

  1. Olá, Ivana! Considerando a seguinte afirmação: "Dessa maneira, definimos, como objetivo do estudo, identificar publicações no Memoria do IFRN sobre a Mulher no esporte no IFRN. A partir das análises dos dados obtidos, de forma quantitativa e qualitativa, notamos não possuir nenhuma publicação que faça alusão ou debata sobre a mulher no esporte no IFRN", como você pretende dar sequência à pesquisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde professor Francisco Carlos. A minha intenção maior é aprofundar meus estudos em história da mulher no IFRN, desta maneira, a partir deste artigo, organizar e estruturar meu projeto de doutorado, na linha de Historia, do PPGEP/IFRN para 2021, e nele propor pesquisar os documentos primários e secundários da mulher no esporte do IFRN, uma vez que sou da área de educação física e o esporte é nosso principal conteúdo, sem levar em consideração que fui atleta desta instituição desde a década de 80, e, percebemos a falta de estudos que divulguem a temática, além de desdobramentos, em artigos futuros, das questões de incentivos e investimentos da Instituição nesta temática.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA