RESUMO - MULHERES E CIÊNCIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO BRASIL

Raiana Marjorie Amaral de Oliveira*

Adriana Aparecida de Souza; Lenina Lopes Soares Silva

*IFRN - E-mail: raianamoliveira@gmail.com


A participação da mulher na sociedade brasileira tem crescido em algumas áreas, e é influenciada por fatores como o crescimento do movimento feminista, do planejamento familiar, e da conquista de direitos para as mulheres. Porém, esse crescimento é permeado por contextos de desigualdades e especificidades que apontam as consequências do histórico patriarcal e machista do Brasil. Assim, problematizando-se a divisão sexual do trabalho e a influência cultural das atividades determinadas como femininas, temos uma participação da mulher com menor representatividade nas áreas consideradas científicas. Áreas que exigem educação/formação profissional para atuação na ciência que é marcada historicamente como próprias do universo masculino. O estudo aqui apresentado tem como objetivo promover reflexões acerca do histórico da participação das mulheres nas ciências, discutindo especificamente a educação/formação profissional dessas. Para tal, foi realizado um estudo exploratório com pesquisa bibliográfica e documental o qual permitiu conhecer fatores e contextos que influenciaram a participação de mulheres em determinadas áreas da ciência. Considera-se que, a educação/formação profissional possibilitou às mulheres atuarem no cenário científico e desempenharem papéis fundamentais para o avanço e transformação desse cenário. Os resultados também apontam avanços, mas enfatizam a necessidade de derrubar os entraves no que se refere a participação das mulheres em alguns nichos historicamente determinados como masculinos, notadamente considerando-se as particularidades nas áreas científicas. Essa realidade mostra a ampliação do acesso à educação profissional das mulheres que se reflete em sua participação no mercado e no mundo do trabalho, e também na representatividade em cargos e funções de poder públicos.


Palavras-chave: Educação Profissional; Mulher; Ciência; História.

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