RESUMO - MUSEMEP: ACERVO PRESERVADO, MEMÓRIAS FORTALECIDAS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Clarice Schüssler*

Maria Augusta Martiarena de Oliveira

*IFRS - E-mail: quimicalegal@hotmail.com


Este resumo relata sobre “MuseMEP: fortalecer e preservar a memória das Mostras de Educação Profissional da rede pública estadual do RS”, enquanto produto educacional do Mestrado Profissional do ProfEPT, cursado no IFRS, campus Porto Alegre. As Mostras da Educação Profissional (MEPs), das escolas da rede pública estadual de Educação Profissional do Rio Grande do Sul, realizadas desde 2004, promovem anualmente a apresentação de projetos de pesquisa dos cursos técnicos e oportunizam a vivência de significativas experiências de vida aos atores envolvidos em sua realização. O acervo das Mostras reúne um material ímpar sobre saberes e práticas da EPT. Contudo, na ausência de um processo sistemático e institucionalizado de organização, que abarcasse a preservação e partilha de fotos e arquivos, o cenário é de fragilidade na salvaguarda deste patrimônio histórico-educativo da EPT, ameaçando-o de esquecimento. Então, a pesquisa, de natureza aplicada e qualitativa, objetivou atuar no fortalecimento e preservação das memórias das Mostras através da elaboração, desenvolvimento e implementação de um Museu Virtual, o MuseMEP. Iniciou-se pelo estudo das categorias: Educação Profissional; Memória e Identidade; e Patrimônio histórico-educativo. Seguiu-se com a análise do tema através da revisão de teses, dissertações, livros, artigos e projetos de iniciação científica, para identificar potenciais ações para a preservação das memórias das MEPs. Procedeu-se, ainda, uma detalhada verificação de dois museus virtuais disponíveis na internet. Na sequência, formou-se a equipe desenvolvedora do MuseMEP, agregando ao projeto o coordenador e acadêmica do Curso Tecnológico em ADS do IFRS, campus Osório, realizando-se o processo de análise, projeto e construção do software desejado. Nesta etapa também foi necessária uma aproximação com conceitos-chave da Museologia, criando-se, entre outros, uma ficha de catalogação para cada objeto do MuseMEP. Paralelamente, realizou-se o processo de mediação junto aos atores regionais das MEPs. Aos servidores das Coordenadorias Regionais de Educação foram oferecidas duas formações presenciais, capacitando-os a buscar e inserir acervo digital no MuseMEP, apropriando-os do processo de salvaguarda de arquivos e fotos das Mostras, que passou a ser possível na plataforma digital. Seguiu-se a avaliação do museu virtual por especialistas em museologia e atores envolvidos, utilizando-se um questionário online com questões previamente estruturadas. Desta avaliação extraíram-se elementos para efetivar as melhorias possíveis no MuseMEP. Concluiu-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado, concebendo e implementando o MuseMEP a partir do processo de mediação crítica para a preservação de memórias, junto aos que vivem as Mostras. Entende-se o MuseMEP como espaço de viabilização ao acesso às fontes de pesquisa para a EPT, seu acervo possibilita diálogos, releituras e novos olhares sobre o papel na  das MEPs e dos diferentes atores que as realizam.


Palavras-chave: Mostras da Educação Profissional; Memórias; Museu Virtual; Patrimônio histórico-educativo.


Comentários

  1. Boa tarde Clarice! Que interessante o seu produto. Gostaria de ter acesso à sua dissertação e ao seu produto, pois trabalho com uma ideia semelhante na minha pesquisa. Você poderia compartilhar? Muito obrigada!

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    1. Boa tarde! Que legal colega! O produto ficará disponível na plataforma eduCapes. Já foi enviado, só o tempo da plataforma liberar. Qual é a sua pesquisa?

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  2. Olá Clarice, parabéns por tua pesquisa! Estou aguardando que fique disponível teu produto na eduCAPES, pois fiquei muito instigada. Achei interessante você trabalhar com a rede estadual de educação profissional, para além da rede federal. Também imagino que deve ter sido muito complexo o processo de elaboração do seu produto, por exigir conhecimentos técnicos tanto da tecnologia da informação como da museologia. Espero que na discussão você possa contar um pouco da experiência de produção. Sou mestranda do ProfEPT pelo IFFluminense (Rio de Janeiro), na linha de pesquisa relacionada à temática da memória.

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    1. Bom dia Daniela!!
      Bem isso, foi um "baita" desafio. Na Parte da TI, contei com a parceria de uma graduanda do curso de ADS do IFRS de Osório e seu orientador. Já no mundo da Museologia foi bem mais intenso o trabalho...Felizmente, em minha banca, tivemos uma Museóloga que na qualificação fez importantes contribuições e me indicou materiais da área para estudo!! Como falo na minha dissertação: "O museu é um lugar dinâmico, pois “o museu tem sempre como sujeito e objeto o homem e seu ambiente, o homem e sua história, o homem e suas ideias e aspirações. Na verdade, o homem e a vida são sempre a verdadeira base do museu [...]” (BRUNO, 2010, p. 125). Isso resulta “que o método a ser utilizado em Museologia seja essencialmente interdisciplinar, posto que o estudo do homem, da natureza e da vida, depende do domínio de conhecimentos científicos muito diversos” (BRUNO, 2010, p. 125)."
      Abraço !
      Clarice

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