RESUMO - NARRATIVAS SOBRE AS ESCOLAS DE APRENDIZES NO BRASIL: UM BREVE BALANÇO HISTORIOGRÁFICO

 Renato Marinho Brandão Santos*

*IFRN - E-mail: renato.marinho@ifrn.edu.br


Analisa autores e obras que se volta(ra)m para a História da Educação profissional no Brasil e, de maneira mais específica, no Rio Grande do Norte, com destaque para aquelas que tratam das Escolas de Aprendizes Artífices criadas nas capitais dos estados brasileiros no ano de 1909. Procura compreender as linhas de interpretação predominantes nesse campo da historiografia, indo desde as clássica obras de Fernando de Azevedo, A Cultura Brasileira, de 1950, e História do Ensino Industrial no Brasil, lançada em 1961 pelo engenheiro Celso Suckow da Fonseca, até as recentes dissertações e teses apresentadas em diversos programas de pós-graduação no Brasil, passando ainda pela leitura marxista, marcante das décadas de 1960 a 1980. Observa a diversidade do campo da História da Educação profissional no Brasil, considerando o perfil daqueles que escreve(ra)m essa História, profissionais das mais diversas áreas – Pedagogia, História, Arquitetura, Filosofia, entre outras – e as diferentes linhas de interpretação possíveis, ampliadas com o crescimento dos Programas de pós-graduação Stricto sensu, especialmente a partir do início dos anos 2000. Conclui que o campo da História da Educação profissional no Brasil segue, em linhas gerais, as mudanças de paradigmas vividas, de maneira mais ampla, pela Historiografia, com destaque para o fim das grandes narrativas e adoção de novos temas e abordagens, como as discussões sobre relações de poder e usos dos espaços, com base em conceitos foucaultianos.


Palavras-chave: Historiografia; Educação Profissional; Escolas de Aprendizes Artífices.


Comentários

  1. Renato, boa tarde! Tudo bem?

    Qual a base de coleta para análise dos trabalhos historiográficos? O recorte da pesquisa inicia a partir dos anos 2000, até os dias atuais? Quais seriam as narrativas e os temas/abordagens identificados nos trabalhos analisados a partir dos conceitos de poder e usos dos espaços, de acordo a obra foucaultiana, bem como quais as categorias mais evidenciadas nestas pesquisas? A partir dos trabalhos analisados, quais são as fontes históricas mais utilizadas?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA