RESUMO - O CONHECIMENTO LINGUÍSTICO E A APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO

 Vinícius Silveira Borba*

*IFSul - E-mail: viniciussilveiraborba@gmail.com


Este estudo tem como objetivo contribuir com as discussões que envolvem a educação de jovens e adultos, realizada com os cursos vinculados ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA). O presente texto é um relato de experiência que descreve procedimentos e encaminhamentos  que contribuíram de forma relevante para o tema da inclusão no espaço escolar, a partir de duas abordagens: o conhecimento linguístico e a apropriação de tecnologias digitais. Segundo António Nóvoa (2009), no atual cenário da sociedade, o professor volta a ganhar visibilidade, atribuindo-se a ele não somente a responsabilidade pela promoção de aprendizagens, mas também o papel de um dos principais protagonistas das mudanças esperadas pela sociedade na atualidade. Neste sentido, o relato apresenta o estudo de caso do Curso Técnico Integrado em Desenho de Construção Civil ofertado pelo  IFSul - Campus Charqueadas, onde em um método indutivo, os dados coletados através de observações, consultas em produções acadêmicas e avaliações de procedimentos didáticos foram  analisados e relações foram estabelecidas entre as conclusões obtidas e as afirmações feitas por teóricos da área da educação. No tocante ao aprendizado linguístico foi observado que a discrepância entre a linguagem empregada pelos locutores e ouvintes em sala de aula interfere na compreensão do conteúdo, prejudicando a aprendizagem e a sensação de pertencimento. Ainda, sobre o processo de inclusão digital na educação profissional integrada à EJA, quando integrado ao aprendizado de outros conteúdos, torna-se mais eficiente, contribuindo para o empoderamento dos estudantes. Assim, evidencia-se a importância de refletir, relatar e publicar a práxis da docência para contribuir com a construção do conhecimento na área da educação de jovens e adultos e, também, para o fortalecimento desta política educacional, fundamental para o resgate da cidadania em nosso país.


Palavras-chave: PROEJA; Inclusão digital; Linguística; Relato de experiências; EJA.


Comentários

  1. Ótima pesquisa. Queremos conhecer o seu relato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, o relato trata de uma metodologia de ensino construída de forma muito intuitiva e orgânica, que me ensinou muito e melhorou bastante meus processos de ensino.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA