RESUMO - O DESENVOLVIMENTISMO E A EDUCAÇÃO NO BRASIL

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes e Francisco das Chagas Silva Souza*

Francisco das Chagas Silva Souza

*IFRN - E-mail: aleksandra.nogueira@ifrn.edu.br


Desenvolvimentismo é um conjunto de ideias políticas e de estratégias econômicas que orientavam a industrialização acelerada do Brasil e a coalizão das classes sociais identificadas com o desenvolvimento nacional (BRESSER PEREIRA, 2016). O desenvolvimentismo prometia oferecer modernização para o Brasil. Trouxe à pauta uma educação como produto imediato das necessidades quer econômicas, quer sociais do país. A expressão desenvolvimentismo começou a ser utilizada no Brasil nos anos 1950 para designar, de um lado, uma forma de organização do capitalismo e, de outro, uma abordagem teórica. Essa política econômica prevaleceu no período dos governos de Getúlio Vargas (1930-1945 e 1951-1954) até a Ditadura Militar (1964-1985), e na gestão de Juscelino Kubitschek (1956-1961) (FONSECA, 2004). Neste artigo, objetivamos discorrer sobre o pensamento desenvolvimentista, um fenômeno marcante na história econômica e social brasileira do século XX, centraremos as discussões nas décadas de 1950 e 1960 e apresentaremos a ideia de educação como motor para o desenvolvimento antes e durante a ditadura, bem como as ações do Estado, de intelectuais e do empresariado nesse sentido. A investigação é qualitativa e o percurso metodológico respalda-se em análise bibliográfica sobre o tema em tela. Como resultados, inferimos que nesse contexto, a educação passou a ser pensada tomando por base os aspectos e demandas do desenvolvimentismo econômico e social.


Palavras-chave: Desenvolvimentismo; Educação; Economia


Comentários

  1. Parabenizo os autores pelo texto. Vocês entendem que o conceito de desenvolvimentismo se acirrou no período da ditadura civil-militar? Caio Corrêa Derossi

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