RESUMO - O EIXO TEMÁTICO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: NOTAS PRÉVIAS SOBRE OS PRIMEIROS ARTIGOS PUBLICADOS

Fabiana Teixeira Marcelino; Lúcia de Fátima Monteiro*

Francinaide de Lima Silva Nascimento; Olívia Morais de Medeiros Neta

*IFRN - E-mail: lucia.fmm@hotmail.com


A partir de 2017, o Congresso Brasileiro de História da Educação, promovido pela Sociedade Brasileira de História da Educação, passou a incluir como eixo de apresentação de comunicações orais a temática Educação Profissional. O objetivo deste artigo é apresentar e analisar as produções científicas submetidas a este eixo temático. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, a partir da análise dos Anais do IX CBHE e de revisão bibliográfica. Os autores que dialogam com a discussão proposta neste artigo são Ciavatta (2015), Manfredi (2002) e Medeiros Neta (2016). Como resultados, destaca-se a predominância de produções científicas oriundas da Região Sudeste. O conceito mais discutido é a Educação Profissional e as principais fontes utilizadas são documentos escritos, Leis e Decretos. A maioria dos artigos tem como objetivo a trajetória da instituição de ensino estudada, e o contexto histórico articulado ao objeto de estudo.


Palavras-chave: História da Educação; CBHE; SBHE; Educação Profissional.


Comentários

  1. Olá, Fabiana e Lúcia,
    Lendo o seu resumo surgiu uma dúvida: o objeto da pesquisa é a análise dos artigos publicados nos Anais do evento mencionado? E quantos trabalhos foram analisados? Também gostaria de perguntar se este trabalho está vinculado a uma pesquisa de mestrado ou doutorado.
    Desde já agradeço.
    Atenciosamente,

    Luciana de S. Mazur

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