RESUMO - O ENSINO PROFISSIONAL NO BRASIL (1937-2005): UMA REVISÃO HISTORIOGRÁFICA A PARTIR DA OBRA DE LUIZ ANTÔNIO CUNHA
Idinaria Faustino Pereira*
Luciano Francisco dos Santos; Joilson Silva se Sousa
*IFRN - E-mail: idinariafaustino@yahoo.com.br
O artigo tem como objetivo tecer uma breve revisão historiográfica sobre a trajetória do Ensino Profissional no Brasil, alinhado às leituras acerca da História da Educação. O recorte temporal inicia-se com o golpe de Estado dado por Vargas, a saber, em 1937, que deu origem ao Estado Novo e culmina com os novos caminhos institucionais que ocorreram na virada do século, dando ênfase as disputas político-ideológicas que permeiam o Ministério da Educação, marcada pelo predominância das forças políticas conservadoras e reacionárias que propiciaram desenvolvimento do Sistema S, embora essa dualidade estrutural seja uma constante na qual está circunscrita a trajetória da educação profissional no Brasil. Desse modo, partimos da seguinte indagação norteadora: Quais os caminhos percorridos pela educação profissional na narrativa histórica de Luiz Antônio Cunha? Metodologicamente, o trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, sob o enfoque de uma revisão historiográfica, analisando com isso – “O Ensino Profissional na Irradiação do Industrialismo” conforme as pesquisas de Cunha (2005). Em síntese, destacamos que as velhas e novas dualidades que marcam as políticas educacionais causam avanços e retrocessos que comprometem o desenvolvimento pleno da educação no país. Nesse sentido, defendemos que a Educação Profissional precisa ser concebida e compreendida não apenas como uma modalidade de ensino, mas também, como a formação profissional e como área de conhecimento do científico que parte da relação mundo-trabalho, destacando as relações sociais, históricas, políticas e econômicas nos diferentes tempos e espaços da humanidade.
Palavras-chave: Ensino Profissional. História da Educação. Revisão de Literatura.
Normalmente, por revisão historiográfica entendemos a reflexão sobre diversos conceitos, obras e autores ligados a um determinado campo da escrita da História. Vejo, porém, que seu trabalho volta-se apenas para a obra de Luiz Antonio Cunha. Não pretende analisar outros autores, visando, inclusive, entender melhor o pensamento de Cunha?
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