RESUMO - O IDORT E A EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO – SÃO PAULO (1932 – 1960)
Arthur Cassio de Oliveira Vieira*
Joyce Brenna da Silva Lima Rodrigues; Karoline Louise Silva da Costa; Olívia Morais de Medeiros Neta
*UFRN - E-mail: arthur_cassio@yahoo.com.br
Este trabalho situa-se no campo da História da Educação profissional e tem como objetivo analisar as concepções de educação para o trabalho que orientavam o Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT) como um instrumento regulador, financiado pelo Estado, para organização e sistematização da formação da classe trabalhadora, na cidade de São Paulo. Visa-se também analisar o Instituto e sua revista como veículos de publicação e circulação dos ideais de educação para o trabalho no período, bem como espaços de sociabilidade dos intelectuais a ele vinculados. Para realização desta pesquisa, tomamos como fontes as revistas IDORT publicadas durante o período de 1932 a 1960 operacionalizadas através da metodologia da análise do discurso. Partimos, portanto, de uma abordagem cultural da História, articulando os conceitos de circulação de Roger Chartier e Socibilidade de Jean-François Sirinelli. Mediante essas percepções, cabe destaque o entendimento do campo da história intelectual, situada no cruzamento das histórias política, social e cultural, em que, os intelectuais são definidos como mediadores culturais, produtores de bens simbólicos, e atores do político, atenciosos à vida da sociedade, bem como, presentes nos locais de produção e difusão de conhecimento. (SIRINELLI, 2003; GONTIJO, 2005). Com relação à Instituição, compreendemos o IDORT a partir das análises de Justino Magalhães, em que o espaço institucional perpassa a tessitura de relações e a construção de sentidos, indo além da circunscrição material de um prédio. Pensado e criado no início da década de 1930, o Instituto tinha como intencionalidade a organização de um sistema educacional que formasse a classe trabalhadora em uma perspectiva tecnicista, fundamentada no pensamento taylorista. Seu principal objetivo era promover o progresso e o desenvolvimento do Brasil. Já a sua revista foi criada para circular as informações pertinentes ao IDORT, as quais refletem o momento histórico e político da época, assim como respaldam as concepções educacionais alinhadas ao modelo econômico vigente. De tal forma, podemos perceber a atuação de um grupo de intelectuais filiados ao IDORT, pensando a educação para o trabalho em seu espaço-tempo e divulgando essas ideias em um periódico, com vistas à aplicação de um modelo educacional pautado na racionalidade e na cientificidade.
Palavras-chave: História da Educação; Educação para o Trabalho; IDORT.
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