RESUMO - O JORNAL COMO FONTE HISTÓRICA E SEU LUGAR DE PRODUÇÃO: PESQUISA NA HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA
Joilson Silva de Sousa*
Alanderson Maxson Ferreira do Nascimento; Marlúcia Menezes de Paiva
*IFRN - E-mail: joilsondesousa@hotmail.com
Apresentar o uso do jornal como possibilidade de fonte e objeto de pesquisa histórica tendo como lócus a Hemeroteca Digital Brasileira, vinculada a Fundação Biblioteca Nacional é o objetivo deste escrito. A plataforma digital, torna oportuno a pesquisadores a consulta ao acervo digital de periódicos diversos como jornais, revistas e outros documentos gratuitamente. O presente texto, busca de modo específico investigar as narrativas acerca das políticas para a formação de professores do ensino técnico advindas com a promulgação da reforma de 1º e 2º graus, lei n. 5.692/1971, noticiadas pelo Jornal Diário de Natal. Para a realização desta investigação, nos valemos de uma leitura interdisciplinar (história e educação), baseada em autores como Barros (2019; 2020), Certeau (1982), Ciavatta (2019) e Luca (2010), dentre outros. Como resultado, podemos destacar o uso do jornal como fonte e objeto de pesquisa que através da plataforma da Hemeroteca Digital Brasileira, tem relevante contribuição para as investigações em História da Educação, em específico, o campo da educação profissional. Acerca das políticas do estado para a formação de professores do ensino técnico, ressaltamos o papel do Centro de Educação Técnica do Nordeste – CETENE e outras instituições de ensino para promover estas ações. Concluímos que a noção de “lugar de produção” de onde escreve o historiador, pode ser estendida para diversas fontes históricas que os historiadores lançam mão, para buscar refletir sobre os processos do passado.
Palavras-chave: Fonte Histórica; Jornal; Hemeroteca Digital Brasileira; História da Educação Profissional; Formação de Professores
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