RESUMO - O LEGADO EDUCACIONAL DE MARX E ENGELS E A PEDAGOGIA SOCIALISTA: UMA APROXIMAÇÃO COM O ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Marcelo Delatoura Barbosa*

*IFRJ - E-mail: marcelo.delatoura@ifrj.edu.br


É notório o fato de que, tanto Karl Marx quanto seu companheiro de escrita e militância Friedrich Engels pouco se debruçaram sobre a temática educacional, especificamente. Segundo diversos teóricos marxianos e marxistas ambos se detiveram em analisar as nuances que perpassavam as relações de trabalho no modo de produção capitalista. Todavia, isso não quer dizer que não atentaram para a premência da educação que era destinada às classes operárias, bem como para os seus filhos. Dessa forma, Vladimir Lenin, um dos grandes revolucionários bolchevique, no intento de seguir os pressupostos preconizados por seu mentor intelectual, Marx, de reunir educação mental, exercício físico e a compreensão do trabalho em todas as suas dimensões, delega a sua esposa, Nadezhda Krupskya, a responsabilidade em engendrar o projeto de educação soviética com viés marxista. Krupskya, por sua vez, junta-se a outros intelectuais soviéticos nessa empreitada como, por exemplo, Moisey Pistrak e Anton Makarenko, este mais atuante no período stalinista. No bojo do pensamento da escola soviética e, principalmente, nos pressupostos teórico-metodológicos de Marx e Engels, bem como no de Antonio Gramsci  (escola unitária e trabalho como princípio educativo), emerge o Ensino Médio Integrado - EMI como uma Política Pública de Educação Profissional, Científica e  Tecnológica cujo objetivo principal é superar a dualidade educacional que, historicamente, vem assolapando a educação profissional no Brasil.  Nesse sentido, este trabalho versará em refletir, a partir do materialismo histórico-diáletico e com base no acúmulo de materiais já produzidos, isto é, com apoio da revisão bibliográfica, de que forma o pensamento de Marx e Engels, que balizaram a Pedagogia Socialista, estão relacionados à consecução do EMI  e como este pode(deve) ser ofertado para que não se configure (ou reitere) a dualidade educacional tão questionada por pesquisadores do campo do Trabalho e da Educação, geral. Espera-se assim que, o EMI, como um campo de embate político-ideológico possa estar concatenado aos interesses da classe trabalhadora, bem como dos seus filhos e que não se transforme em um grande braço da Teoria do Capital Humano. Para fins de suporte teórico ao trabalho, serão elencados os materiais de Marx e Engels que estejam vinculados à concepção de trabalho produtivo e educação politécnica; ensaios de Pistrak; materiais de Gaudêncio Frigotto e demais pesquisadores da linha Trabalho e Educação; e, por fim, documentos oficiais concernentes à educação profissional e ao EMI.


Palavras-chave: Trabalho; Educação; Currículo; Integração.


Comentários

  1. Caro autor, além da revisão bibliográfica, que outras fontes você utiliza para compreender essa conexão entre a obra de Marx e Engels e a prática do EMI? Você analisa, por exemplo, os PPP's dos IF's? Se sim, que conceitos/ideias presentes nesses PPP's guardam relação com o pensamento marxista?

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