RESUMO - O PRODUTO EDUCACIONAL “IMPLEMENTAÇÃO DE UM NÚCLEO DE MEMÓRIA” COMO INSTRUMENTO PARA VALORIZAÇÃO DOS ACERVOS E FONTES DA EPT

 Caroline Cataneo*

*IFRN - E-mail: ccataneo27@gmail.com


O presente trabalho apresenta um recorte da pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFRS – Campus Porto Alegre, intitulada “De onde vêm as histórias? Um compêndio para identificação, registro e organização de dados memoriais do IFRS”. O estudo teve como objetivo principal o desenvolvimento de um produto educacional em formato de material textual com vistas a auxiliar no processo de implementação e consolidação do Núcleo de Memória do IFRS (NuMem). O NuMem é um programa institucional que tem por objetivo resgatar e disponibilizar ao público a história e a memória dos diversos campi que compõem o IFRS, por meio da identificação, do registro e da organização dos acervos institucionais. O projeto nasceu em 2018 junto às comemorações dos dez anos de criação dos Institutos Federais, como parte dos esforços e da necessidade de se reconhecer ante a nova institucionalidade. O NuMem IFRS é composto por uma comissão central que atua junto a Reitoria e por membros em todos os campi da instituição que, por seu turno, são responsáveis por propor e desenvolver ações em memória e identidade institucionais. Para a efetivação do objetivo principal da pesquisa – a elaboração do produto educacional – optou-se pela utilização da uma abordagem metodológica qualitativa e de natureza aplicada. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas com servidores das unidades mais antigas do IFRS e que já desenvolveram algum trabalho no âmbito da memória institucional, além da aplicação de um questionário on-line para todos os membros que, naquele momento, atuavam como representantes do Núcleo de Memória nos campi. Além disso, foi realizada uma busca no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SigProj), com vistas a conhecer quantos e quais ações inerentes ao tema já haviam sido efetivadas. De posse dessas informações, o produto educacional intitulado “Implementação de um Núcleo de Memória: como desenvolver projetos e ações em memória e identidade institucional” foi desenvolvido, intencionando equalizar as particularidades de cada campi, além de auxiliar no processo de desenvolvimento de ações e projetos na área. O material é dividido em quatro blocos de conteúdo: (i) sensibilização e discussão conceitual; (ii) registro e organização do acervo; (iii) exploração do acervo e (iv) socialização e divulgação das produções.  Por fim, é esperado que o material possa ser utilizado em outras instituições de ensino, em especial nos Institutos Federais, auxiliando no processo de valorização dos acervos e fontes da Educação Profissional e Tecnológica.


Palavras-chave: Memória institucional; Acervos e Fontes; Educação profissional e Tecnológica; Núcleo de Memória; Centro de Memória.


Comentários

  1. Olá Caroline! Muito bacana conhecer sua pesquisa e seu produto educacional (que acabei de baixar no portal eduCAPES). Parabéns! Percebe-se que é um trabalho de fôlego.Também sou mestranda pelo ProfEPT, pelo Instituto Federal Fluminense (Rio de Janeiro), e minha instituição tem um programa de memória semelhante ao de vocês no IFRS, mas um pouco mais antigo (começou em 2012). Meu produto educacional também é voltado para essa temática, mas será uma produção audiovisual. Estarei na mesa redonda para a qual submeteste teu resumo. Talvez possamos trocar contato. Abraço.

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    1. Olá, Daniela! Muito obrigada pelo retorno! Que bacana! Produções audiovisuais são importantes produtos para divulgação da memória. Fiquei curiosa com tua pesquisa! Com certeza trocaremos contato. Um abraço!

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